Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cremes para varizes funcionam?

Minha Vida - 17 de fevereiro de 2016 - 16:00

Varizes são um problema que incomodam muito, e hoje diversos cremes são vendidos prometendo melhorar o aspecto desse problema. Mas será que eles possuem eficácia na prevenção de veias e vasinhos? Infelizmente, não!

A pele é o maior órgão do corpo humano. Entre as inúmeras funções que exerce, uma das mais importantes é a proteção para que bactérias e micro-organismos não entrem em nossa circulação. Com relação aos cremes aplicados sobre a pele para prevenir as varizes, podemos afirmar que infelizmente não funcionam, pois dificilmente conseguem ultrapassar a pele e agir na parede do vaso.

Como os cremes podem ajudar nas varizes?

As varizes veias dilatadas, tortuosas e insuficientes, ou seja, incapazes de exercer sua função maior, que é o retorno de sangue ao coração. Elas se localizam abaixo da pele no tecido celular subcutâneo ou em regiões mais profundas como músculos. Já as telangectasias são pequenos vasos que ficam na pele, de cor rosa ou roxa, e podem ser muito numerosas, causando um aspecto não muito agradável, principalmente em peles claras.

As telangectasias respondem bem ao tratamento de escleroterapia, que é a administração de um medicamento dentro do vaso afetado, causando sua eliminação. Normalmente usamos cremes após a realização de escleroterapia para melhorar as equimoses (roxos) que podem ficar. Existem também cremes que funcionam como maquiagem e são usados para disfarçar ou cobrir esses pequenos vasos. Saem logo após o banho.

Quem resolve mesmo, o creme ou a massagem?

Recentemente foram lançados alguns cremes que parecem dar alívio para a sensação de peso e cansaço nas pernas, mas normalmente são utilizados junto com massagem, elevação dos membros e tratamentos associados. Sendo assim, fica difícil dizer se isoladamente surtem algum efeito. A massagem realizada nos pés em direção aos joelhos ajuda bem, principalmente se no momento de sua realização as pernas estiverem elevadas um pouco acima do coração.

A recomendação que fazemos aos portadores de varizes de membros inferiores às vezes muito volumosas é que hidratem bem a pele. Como as varizes ficam dilatadas e cheias de sangue e o sangue é quente, a pele próxima às varizes pode ficar seca, coçar e provocar um pequeno ferimento, que pode evoluir para uma úlcera varicosa, complicação relativamente comum.

O que realmente resolve as varizes?

De uma maneira geral, podemos dizer que o que melhora mesmo as varizes é manter o peso adequado; praticar atividade física regular; evitar ficar longos períodos na mesma posição, seja assentado ou de pé; elevar sempre que possível os pés acima do coração e tratar as primeiras manifestações da doença venosa antes que elas compliquem.

O tratamento pode ser clínico com a adoção das medidas citadas, além de escleroterapia, uso de meias elásticas medicinais, medicamentos venotônicos e, quando necessária, cirurgia.

Os cremes podem ser usados em casos isolados e bem específicos e sempre prescritos por um angiologista, que eventualmente poderá lançar mão de algum que julgar importante para aquele caso determinado. Muitos dos produtos que vemos na mídia infelizmente não funcionam tão bem como são apresentados. Na dúvida, faça a sua parte tomando atitudes saudáveis que só dependem de você e deixe os cremes para serem prescritos por quem entende, se for o caso.

Não utilize nenhum medicamento, seja via oral ou tópicos, sem prescrição médica. Temos uma grande tendência de buscar tratamentos mágicos, que prometem resultados excepcionais sem esforço pessoal. Não existe tratamento mágico. Existe tratamento médico e este sempre está associado a um comprometimento do paciente com sua saúde e com as orientações de um profissional habilitado.

SIGA-NOS NO Google News