Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Crédito para agricultura familiar cresce 30%

Thaísa Bueno e Aline Rocha / Campo Grande News - 27 de junho de 2005 - 12:44

O recurso para Mato Grosso do Sul financiar a agricultura familiar terá um incremento de 30% este ano, garantiu hoje diretor do departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Argileu Martins da Silva. O anúncio foi feito esta manhã, durante reunião com o governador em exercício, Egon Krakhecke, para acertar a capacitação de técnicos do Idaterra.

Se esse incremento for mesmo efetivado, significa que os recursos para pequenos produtores pode chegar a R$ 169 milhões. No ano passado a reserva anunciada para a safra 2004/2005 era de R$ 130 milhões. Conforme Argileu, desde o lançamento do projeto em 1998 o número de contratos em Mato Grosso do Sul passou de 4 mil para 13 mil, ou seja, um acréscimo de mais de 200% em oito anos.

“Em todo o Brasil, em dois anos, 700 mil agricultores que não tinham credito foram incluídos no programa”, comentou.

Segundo o diretor, agora, para otimizar esses recursos, é preciso uma ampla capacitação dos técnicos no Estado, para que orientem os pequenos produtores sobre como conseguir o financiamento e, também, a melhor maneira de aplica-lo. “Hoje crédito não é problema, o problema é ter um técnico capacitado para orientar o produtor sobre como obter e aplicar o dinheiro”, diz.

Este ano a estiagem castigou toda a produção rural de Mato Grosso do Sul. A União, inclusive, anunciou apoio aos agricultores familiares com perdas comprovadas, superiores a 30% da produção esperada e que contraíram empréstimos junto ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Eles conseguiram um prazo adicional de dois anos para quitar suas dívidas. Cerca de 80% dos agricultores familiares e assentados do Estado se encontram nessa situação. As culturas mais afetadas foram as de soja, mandioca, milho, arroz e algodão, a pecuária leiteira foi atingida diminuindo em até 50% a produtividade.
Além disso, este ano no Estado, 2,5 mil bolsas estiagem serão distribuídas para agricultores de 34 municípios, que tiveram problema com a seca.

SIGA-NOS NO Google News