Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

27/06/2005 12:44

Crédito para agricultura familiar cresce 30%

Thaísa Bueno e Aline Rocha / Campo Grande News

O recurso para Mato Grosso do Sul financiar a agricultura familiar terá um incremento de 30% este ano, garantiu hoje diretor do departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Argileu Martins da Silva. O anúncio foi feito esta manhã, durante reunião com o governador em exercício, Egon Krakhecke, para acertar a capacitação de técnicos do Idaterra.

Se esse incremento for mesmo efetivado, significa que os recursos para pequenos produtores pode chegar a R$ 169 milhões. No ano passado a reserva anunciada para a safra 2004/2005 era de R$ 130 milhões. Conforme Argileu, desde o lançamento do projeto em 1998 o número de contratos em Mato Grosso do Sul passou de 4 mil para 13 mil, ou seja, um acréscimo de mais de 200% em oito anos.

“Em todo o Brasil, em dois anos, 700 mil agricultores que não tinham credito foram incluídos no programa”, comentou.

Segundo o diretor, agora, para otimizar esses recursos, é preciso uma ampla capacitação dos técnicos no Estado, para que orientem os pequenos produtores sobre como conseguir o financiamento e, também, a melhor maneira de aplica-lo. “Hoje crédito não é problema, o problema é ter um técnico capacitado para orientar o produtor sobre como obter e aplicar o dinheiro”, diz.

Este ano a estiagem castigou toda a produção rural de Mato Grosso do Sul. A União, inclusive, anunciou apoio aos agricultores familiares com perdas comprovadas, superiores a 30% da produção esperada e que contraíram empréstimos junto ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Eles conseguiram um prazo adicional de dois anos para quitar suas dívidas. Cerca de 80% dos agricultores familiares e assentados do Estado se encontram nessa situação. As culturas mais afetadas foram as de soja, mandioca, milho, arroz e algodão, a pecuária leiteira foi atingida diminuindo em até 50% a produtividade.
Além disso, este ano no Estado, 2,5 mil bolsas estiagem serão distribuídas para agricultores de 34 municípios, que tiveram problema com a seca.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)