Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

21/01/2015 13:28

Crédito ao consumidor fica mais caro a partir de amanhã com aumento do IOF

João Pamplona

A partir de amanhã (22) o consumidor que fizer qualquer tipo de financiamento ou contrair crédito, vai pagar o dobro. Isso por que o governo aumentou a alíquota do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) nas operações de crédito para as pessoas físicas, passando de 1,5% para 3%.

O aumento faz parte das medidas anunciadas na segunda-feira pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, em estratégia do governo para aumentar a arrecadação e melhorar o superavit primário (economia para o pagamento de juros da dívida pública).

Para o economista Paulo Ponzini, na prática o aumento do IOF significa que o crédito ao consumidor vai ficar mais caro. "Todas as operação que incluem esse imposto, entre elas financiamento e crédito pessoal, vão custar mais para o consumidor", afirma. Para ele a medida do governo era necessária.

Para o consumidor, Ponzini aconselha que o momento é deu cautela. "O que falta é a população se conscientizar, pensar melhor antes de contrair crédito e se cercar de dados e informações para evitar prejuízos", afirma. Isso significa que antes de assumir uma dívida, o consumidor precisa ter certeza de que tem condições de arcar com ela até o fim.

Outras medidas - O governo Federal pretende obter este ano R$ 20,6 bilhões em receitas extras, sendo que a maior arrecadação virá da elevação do PIS (Programa de Integração Social ) e da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) sobre os combustíveis e do retorno da Cide (Contribuição para Intervenção no Domínio Econômico).

Outra medida é o aumento do PIS e da Cofins sobre os produtos importados. A alíquota subirá de 9,25% para 11,75%. O governo decidiu aumentar também o Imposto sobre IPI (Produtos Industrializados) para o atacadista e equipará-lo ao industrial. (Com Agência Brasil)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)