Cassilândia, Sexta-feira, 22 de Setembro de 2017

Últimas Notícias

21/01/2015 13:28

Crédito ao consumidor fica mais caro a partir de amanhã com aumento do IOF

João Pamplona

A partir de amanhã (22) o consumidor que fizer qualquer tipo de financiamento ou contrair crédito, vai pagar o dobro. Isso por que o governo aumentou a alíquota do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) nas operações de crédito para as pessoas físicas, passando de 1,5% para 3%.

O aumento faz parte das medidas anunciadas na segunda-feira pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, em estratégia do governo para aumentar a arrecadação e melhorar o superavit primário (economia para o pagamento de juros da dívida pública).

Para o economista Paulo Ponzini, na prática o aumento do IOF significa que o crédito ao consumidor vai ficar mais caro. "Todas as operação que incluem esse imposto, entre elas financiamento e crédito pessoal, vão custar mais para o consumidor", afirma. Para ele a medida do governo era necessária.

Para o consumidor, Ponzini aconselha que o momento é deu cautela. "O que falta é a população se conscientizar, pensar melhor antes de contrair crédito e se cercar de dados e informações para evitar prejuízos", afirma. Isso significa que antes de assumir uma dívida, o consumidor precisa ter certeza de que tem condições de arcar com ela até o fim.

Outras medidas - O governo Federal pretende obter este ano R$ 20,6 bilhões em receitas extras, sendo que a maior arrecadação virá da elevação do PIS (Programa de Integração Social ) e da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) sobre os combustíveis e do retorno da Cide (Contribuição para Intervenção no Domínio Econômico).

Outra medida é o aumento do PIS e da Cofins sobre os produtos importados. A alíquota subirá de 9,25% para 11,75%. O governo decidiu aumentar também o Imposto sobre IPI (Produtos Industrializados) para o atacadista e equipará-lo ao industrial. (Com Agência Brasil)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 22 de Setembro de 2017
Quinta, 21 de Setembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)