Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Creche e escolinha

Guia da Maternidade - 24 de outubro de 2016 - 09:00

Mães que não têm creche no trabalho ou pessoas próximas com quem deixar o recém-nascido, recorrem a berçários. A escolha não é fácil, porque há sempre o temor de que o bebê não seja bem cuidado.

Para reduzir os riscos, os pais devem fazer uma lista de escolinhas a partir de indicação de familiares, amigos, colegas e do próprio obstetra, localizados perto de casa ou do trabalho. Devem visitar os estabelecimentos e avaliar a infraestrutura, conforto, segurança, quantidade e qualidade da equipe. Além disso, avaliar se o preço da mensalidade está de acordo com o orçamento familiar.

Se houver dúvidas, peça os números de telefones de pais que utilizem os serviços destes berçários, para ouvir deles se estão satisfeitos com o tratamento dado a seus filhos.

No caso de bebês, os pais devem se informar sobre a possibilidade de levar leite materno, como será armazenado, aquecido e servido.

Faça perguntas sobre procedimento em caso de doença, alimentação, número de cuidadores por bebê e avalie a higiene do local.

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

O governo tem o dever de oferecer vagas para as crianças em creches, independentemente do padrão financeiro da família. Os pais devem fazer a matrícula da criança logo após o nascimento, pois é necessário apresentar a certidão de nascimento.

Caso a vaga não seja oferecida, os pais podem denunciar ao Conselho Tutelar ou ao Ministério Público.

SIGA-NOS NO Google News