Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CPMI pede apoio para ensino de japonês a dekasseguis

Agência Câmara - 07 de março de 2006 - 17:45

Integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Emigração Ilegal querem que o governo brasileiro ofereça condições para que os brasileiros que estão no Japão estudem a língua japonesa. A sugestão foi feita por um grupo de cinco integrantes da CPMI, que concluíram ontem uma viagem de quatro dias àquele país.
O presidente da comissão, senador Marcelo Crivela (PMR-RJ), o relator, deputado João Magno (PT-MG), e os deputados Takayama (PMDB-PR), Neucimar Fraga (PL-ES) e Dr. Heleno (PSC-RJ) foram verificar os problemas dos brasileiros que moram no Japão. Na última parte da viagem, os parlamentares visitaram presos em Tóquio.

Desemprego
Há 1,3 mil brasileiros detidos em presídios na cidade, segundo o deputado Neucimar Fraga. A maioria é de jovens desempregados. Uma das razões do desemprego é o fato de muitos dos imigrantes não aprenderem o idioma.
"Os brasileiros que vivem no Japão enviam oficialmente para o Brasil, todos os anos, cerca de 2,5 bilhões de dólares (R$ 5,4 bilhões). As exportações todas do Brasil para o Japão não atingem esse valor", disse Fraga. "Então, do ponto de vista econômico, é lucrativo o Brasil ter brasileiros no exterior."

Saúde
Os parlamentares também ressaltaram a necessidade de assistência aos brasileiros que não têm acesso ao sistema de saúde japonês porque não pagam seguridade social. Neucimar Fraga explicou que o Brasil discute com o governo japonês uma forma de levar em conta o que esses brasileiros pagaram quando ainda estavam no Brasil. Hoje, cerca de 300 mil brasileiros vivem no Japão.


Reportagem - Sílvia Mugnatto/Rádio Câmara
Edição - Noéli Nobre


SIGA-NOS NO Google News