Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CPMI dos Correios pode votar relatório final amanhã

Agência Câmara - 03 de abril de 2006 - 15:28

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios marcou para amanhã a votação do relatório final do deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR).
O PT já anunciou que vai apresentar um relatório paralelo. Segundo o deputado Maurício Rands (PT-PE), que foi relator-adjunto da CPMI, o partido pretende evitar a utilização política do documento.
Para isso, o PT deve apresentar complementos ao que foi omitido e quer retirar conclusões que não estejam amparadas nas investigações. "A interseção com o relatório de Serraglio será muito grande, mas há problemas que fragilizam o texto. Um relatório frágil favorece a impunidade", explicou Rands.
O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), que atuou como sub-relator de Movimentação Financeira da CPMI, adiantou que seu partido não admitirá que sejam retirados do relatório a conclusão sobre o "mensalão", as fontes do "valerioduto" e os indiciamentos questionados pelo PT. "Essa é a espinha dorsal do relatório", disse Fruet. O sub-relator de Contratos, deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), teme que uma disputa sobre o texto inviabilize sua votação. "Não ter relatório é a verdadeira pizza, e há muitos interessados em que não haja", alertou o deputado. Ele sugere que se busque o máximo entendimento com o relator, para que as mudanças sejam feitas.

Mudanças
Osmar Serraglio, de seu lado, já havia declarado que, havendo evidências, aceitaria mudanças no relatório. "Estou aberto para reexaminar, mas é preciso mostrar que estou errado", afirmou o relator. O relatório final, com mais de três mil páginas, foi apresentado na última quarta-feira (29). O documento concluiu pela existência do mensalão, porém isentou o presidente Lula de responsabilidade no episódio. Serraglio sugere o indiciamento de mais de 100 pessoas
O prazo de funcionamento da CPMI termina em 10 de abril.

A reunião para votação do relatório está marcada para as 14 horas na sala 2 da ala Nilo Coelho, no Senado.

SIGA-NOS NO Google News