Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CPMI dos Correios aprova 80 requerimentos

Agência Câmara - 02 de fevereiro de 2006 - 20:05

Em sua primeira reunião administrativa do ano, realizada nesta quinta-feira, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios aprovou 80 requerimentos. Entre eles, estão 17 pedidos de quebra de sigilos bancário e fiscal de empresas relacionadas à rede postal noturna dos Correios.
A comissão aprovou ainda um requerimento que requisita documentos e registros das audiências e reuniões ocorridas no Palácio do Planalto com representantes do BMG e com o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza. Também foram aprovadas convocações de pessoas relacionadas às investigações dos contratos firmados pelos Correios.

Duda Mendonça e Furnas
Os assuntos polêmicos, porém, como os requerimentos para nova convocação do publicitário Duda Mendonça e do ex-diretor de Furnas Dimas Toledo, ficaram para a próxima semana.
O presidente da CPMI, senador Delcidio Amaral (PT-MS), negou que haja um acordo entre governo e oposição para que os dois não sejam chamados a prestar esclarecimentos na comissão. "Nós optamos por aprovar aqueles requerimentos que são fundamentais para as sub-relatorias trabalharem, especialmente a de Fundos de Pensão e a de Contratos", explicou. "Na próxima semana, vamos fazer uma reunião administrativa para tentar analisar todos os requerimentos pendentes."

Caixa dois
Se vier à CPMI dos Correios, o ex-diretor de Furnas será questionado sobre um suposto esquema de caixa dois centralizado na estatal, que teria beneficiado candidatos nas eleições de 2002. A Polícia Federal (PF) tem uma cópia da lista com o nome de 156 políticos que teriam recebido R$ 40 milhões.
Delcidio Amaral pretende solicitar à PF o laudo sobre a autenticidade do documento. A cópia foi encaminhada à polícia pelo lobista Nilton Monteiro. Ele já se ofereceu para falar à CPMI, e seu depoimento deve ser marcado na próxima semana.


Reportagem - Mônica Montenegro
Edição - Noéli Nobre


SIGA-NOS NO Google News