Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

06/08/2005 06:10

CPMI divulgará lista de deputados em 10 dias

Agência Câmara

Daqui a 10 dias, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios entregará ao presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, uma relação com os nomes dos parlamentares contra os quais já existem "provas robustas" de condutas irregulares. A informação foi dada nesta sexta-feira pelo deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), sub-relator de sistematização e controle das investigações da CPMI, durante entrevista coletiva no Senado.
A tendência é que esses nomes (ainda não divulgados) sejam encaminhados ao Conselho de Ética da Câmara, que avaliará as eventuais punições aos parlamentares. De acordo com o relator da CPMI, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), não há senadores na lista de parlamentares contra os quais pesam provas mais contundentes.
Uma outra relação de parlamentares - sobre os quais existem apenas "indícios" - será encaminhada à CPMI da Compra de Votos. Segundo o relator, foram citados na CPMI dos Correios até agora, "direta ou indiretamente", 18 deputados.

Critérios
No Conselho de Ética da Câmara, deverá ser formada uma comissão com três parlamentares para decidir quais representações de partidos ou de deputados contra outros deputados serão aceitas. A tendência é de que sejam acatadas apenas as representações de iniciativa de presidentes de partidos que compõem as atuais CPMIs. "Isso será feito para evitar que o conselho se torne palco de um tiroteio político. Afinal, se houver um excesso de representações, sobrarão poucos parlamentares não investigados, o que não deixa de ser uma estratégia para não investigar ninguém", explicou Serraglio.

Depoimentos
Na próxima semana, serão ouvidos pela CPMI, em dias ainda não definidos, o sócio da empresa de publicidade SMPB Cristiano Paz e a sócia de Duda Mendonça Zilmar Fernandes. Duda coordenou a campanha publicitária do presidente Lula na disputa eleitoral de 2002.
Também já foi definido que o deputado José Dirceu (PT-SP) será ouvido. Além disso, vão depor o procurador da Fazenda Nacional Glênio Guedes e os ex-diretores dos Correios Robinson Viana da Silva, Ricardo Caddah, Carlos Eduardo Fioravanti, Maurício Madureira, João Henrique Almeida e Paulo Roberto Menicucci.
Haverá, também, outros 19 depoimentos em subcomissões da própria CPMI, para dar mais agilidade aos trabalhos. Os convidados são pessoas que foram beneficiadas com saques bancários, mas em valores menos elevados do que os principais suspeitos de irregularidades. Todos os depoimentos serão públicos.
O relator da CPMI observou ainda que a única pessoa sem chances de ser chamada é o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em virtude do sistema jurídico brasileiro. "Tirando o Presidente, qualquer pessoa pode ser ouvida", concluiu Serraglio.



Reportagem - João Pitella Junior
Edição - Patricia Roedel


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)