Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CPMI divulgará lista de deputados em 10 dias

Agência Câmara - 06 de agosto de 2005 - 06:10

Daqui a 10 dias, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios entregará ao presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, uma relação com os nomes dos parlamentares contra os quais já existem "provas robustas" de condutas irregulares. A informação foi dada nesta sexta-feira pelo deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), sub-relator de sistematização e controle das investigações da CPMI, durante entrevista coletiva no Senado.
A tendência é que esses nomes (ainda não divulgados) sejam encaminhados ao Conselho de Ética da Câmara, que avaliará as eventuais punições aos parlamentares. De acordo com o relator da CPMI, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), não há senadores na lista de parlamentares contra os quais pesam provas mais contundentes.
Uma outra relação de parlamentares - sobre os quais existem apenas "indícios" - será encaminhada à CPMI da Compra de Votos. Segundo o relator, foram citados na CPMI dos Correios até agora, "direta ou indiretamente", 18 deputados.

Critérios
No Conselho de Ética da Câmara, deverá ser formada uma comissão com três parlamentares para decidir quais representações de partidos ou de deputados contra outros deputados serão aceitas. A tendência é de que sejam acatadas apenas as representações de iniciativa de presidentes de partidos que compõem as atuais CPMIs. "Isso será feito para evitar que o conselho se torne palco de um tiroteio político. Afinal, se houver um excesso de representações, sobrarão poucos parlamentares não investigados, o que não deixa de ser uma estratégia para não investigar ninguém", explicou Serraglio.

Depoimentos
Na próxima semana, serão ouvidos pela CPMI, em dias ainda não definidos, o sócio da empresa de publicidade SMPB Cristiano Paz e a sócia de Duda Mendonça Zilmar Fernandes. Duda coordenou a campanha publicitária do presidente Lula na disputa eleitoral de 2002.
Também já foi definido que o deputado José Dirceu (PT-SP) será ouvido. Além disso, vão depor o procurador da Fazenda Nacional Glênio Guedes e os ex-diretores dos Correios Robinson Viana da Silva, Ricardo Caddah, Carlos Eduardo Fioravanti, Maurício Madureira, João Henrique Almeida e Paulo Roberto Menicucci.
Haverá, também, outros 19 depoimentos em subcomissões da própria CPMI, para dar mais agilidade aos trabalhos. Os convidados são pessoas que foram beneficiadas com saques bancários, mas em valores menos elevados do que os principais suspeitos de irregularidades. Todos os depoimentos serão públicos.
O relator da CPMI observou ainda que a única pessoa sem chances de ser chamada é o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em virtude do sistema jurídico brasileiro. "Tirando o Presidente, qualquer pessoa pode ser ouvida", concluiu Serraglio.



Reportagem - João Pitella Junior
Edição - Patricia Roedel


SIGA-NOS NO Google News