Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CPI indígena vai a Amambai

Helenice Stela - 02 de junho de 2005 - 15:22

Com a prorrogação da CPI e devido a precariedade das aldeias indígenas divulgada pelos moradores e vereadores da cidade de Amambai, o presidente da Comissão que avalia a desnutrição e mortalidade indígena infantil, deputado Maurício Picarelli (PTB), estará analisando in loco a situação real dos índios que ali residem. A visita está marcada para o dia 10 de junho.

Na semana passada o presidente da CPI do Índio recebeu em seu gabinete um ofício da Câmara de Amambai, solicitando a visita da Comissão no município o mais rápido possível. No ofício, os vereadores dizem que existe falta de moradia digna aos índios, bem como há falta de implantação de lavouras com assistência técnica, capacitação profissional, combate à prostituição e drogas, fornecimento de sementes, calcário, maquinários e água potável. O documento foi protocolado pelos vereadores Coconho (Prona), Gilmar Vicentin (PDT), Anderson Mansano (PL), Josué Barros (PMDB) e Jaqueline Raymundo (PSDB).

"Recebemos informações da população e autoridades locais, de que o que se sabe é errôneo, a realidade é outra e precisamos verificar de perto", declara Picarelli. A intenção do presidente é manter a CPI informada e instruída para que novas providências sejam tomadas.

"Resolver esta situação é tudo que quero nesse momento, a CPI já alcançou grandes resultados, mas ainda há muito por fazer. Não tínhamos conhecimento da grave situação das aldeias amambaienses e não vamos deixar de visitá-las, o que tiver que ser feito para que a desnutrição se erradique de vez, nós faremos. A CPI está só começando", exclamou e deputado.

Serão realizadas visitas às aldeias Limão Verde, Amambai e Jaguari, que abrigam cerca de 12 mil índios no total.






SIGA-NOS NO Google News