Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CPI dos Sanguessugas ouve delegado e procurador

Érica Santana/ABr - 03 de julho de 2006 - 07:16

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Sanguessugas vai ouvir, na terça-feira (4), o delegado regional de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal (PF) no Mato Grosso, Tardelli Boaventura, e o procurador federal no estado, Mario Lúcio Avelar. Eles irão participam de uma audiência pública, às 10h30, no Senado.

Os dois foram os primeiros a investigar a venda de ambulâncias superfaturadas com recursos públicos. O esquema foi montado no Mato Grosso, onde mora Darci José Vedoin, dono da Planam, apontado como um dos líderes da quadrilha que fraudava as licitações de ambulâncias e influenciava emendas parlamentares.

O esquema foi descoberto pela operação desencadeada pela Polícia Federal que abriu mais de 140 inquéritos sobre 76 municípios, envolvendo mais de mil ambulâncias, que custavam em média R$ 100 mil. Participavam do esquema funcionários de prefeituras, do Ministério da Saúde e dentro do Congresso Nacional. O relatório da Justiça Federal que foi enviado ao Congresso citava o nome de 65 parlamentares, sendo um senador, 62 deputados, o ex-deputado Rovinon Santiago e um suplente. Nenhum envolvimento havia sido comprovado pelas investigações anteriormente.

Na sexta-feira (30), a CPMI dos Sanguessugas obteve autorização para ter acesso às cópias dos requerimentos de instauração de inquérito e processos contra parlamentares em trâmite no Supremo Tribunal Federal (STF). As investigações estão sob o comando do Supremo Tribunal Federal, Polícia Federal, Ministério Público Federal e do Congresso Nacional, que criou uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito sobre o assunto.

SIGA-NOS NO Google News