Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CPI dos Correios vota relatório preliminar esta semana

Fabiana Silvestre / Campo Grande News - 29 de agosto de 2005 - 16:55

A CPI dos Correios deve iniciar nesta semana a análise de relatório preliminar sobre as denúncias de pagamento do “mensalão” a deputados da base aliada pelo PT. Na semana passada, o relator da comissão, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), anunciou que pretende concluir o relatório parcial até a terça-feira (30).

A conclusão desta etapa dos trabalhos, segundo ele, vai reduzir os conflitos entre as CPIs dos Correios e da Compra de Votos. O relator vai propor que o relatório seja enviado ao presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, porque até agora todos os supostos envolvidos no esquema de mesadas são deputados.

O parecer poderá, no entanto, ser enviado também ao presidente do Senado, Renan Calheiros, caso o nome do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) seja incluído no relatório. Azeredo é acusado de ter recebido recursos do empresário Marcos Valério de Souza, suposto operador do "mensalão", em sua campanha de reeleição ao governo de Minas, em 1998. Após a conclusão do relatório, a CPM dos Correios deverá concentrar-se nas investigações das denúncias relacionadas à estatal.

Para esta terça-feira estão marcados os depoimentos do consultor externo dos Correios, brigadeiro Venâncio Grossi, na sub-relatoria dos Contratos; da presidente do Banco Rural, Kátia Rabelo, na sub-relatoria da DNA/SMPB e Fontes Financeiras; e dos controladores da Skymaster, Hugo César Gonçalves, João Marcos Pozzetti e Américo Proetti, na sub-relatoria dos contratos referentes àquela empresa. Os dois primeiros depoimentos estão previstos para às 13h30 (horário de MS), e o último, às 16 horas. Os locais ainda não foram definidos.

Na quinta-feira (31), serão ouvidos pela CPMI representantes das empresas Guaranhuns, José Carlos Batista, e da Bônus-Banval, Enivaldo Quadrado, Breno Fischberg e Luiz Carlos Mazano. Os depoimentos estão marcados para às 10h30.

IRB - Líderes dos partidos na Câmara e no Senado reúnem-se amanhã, às 17h, para discutir a criação de mais uma CPI no Congresso Nacional. O objetivo é apurar denúncias de corrupção no IRB (Instituto de Resseguros do Brasil). A reunião foi marcada pelo presidente do Congresso, senador Renan Calheiros.

O requerimento para a criação da CPM, apresentado pelo deputado Carlos Willian (PMDB-MG), já possui o número de assinaturas necessárias. Willian quer que o Congresso investigue denúncias de que o IRB teria sido usado em um esquema de corrupção para fortalecer o caixa de partidos políticos.

O IRB é uma empresa estatal de economia mista, com controle acionário da União. O instituto é responsável pelo resseguro, que é contratado pelas companhias de seguro para reduzir os seus próprios riscos. Com informações da agência de notícias da Câmara Federal.

SIGA-NOS NO Google News