Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CPI dos Correios pode pedir indiciamento de mais de 100

Luciana Vasconcelos/ABr - 15 de dezembro de 2005 - 12:51

O relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios poderá pedir o indiciamento de mais de 100 pessoas. O relator da comissão, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), disse hoje que podem chegar a esse número os pedidos encaminhados ao Ministério Público. "Estamos examinando mais de 40 processos. Se cada um tiver dois ou três, vai passar de cem. Isso é evidente. Então, não é uma questão de o relator anunciar que vai mais de uma centena. Isso é uma conseqüência natural da investigação", explicou.

A CPI dos Correios deve apresentar relatório final em fevereiro, sem a parte que apura eventual envolvimento de operações nos fundos de pensão em esquemas de corrupção.

Na próxima quarta-feira, Serraglio vai apresentar relatório com uma prestação de contas dos trabalhos da CPI até o momento. O relator desistiu de colocar no documento os nomes das pessoas que poderiam ser indiciadas. "Eu vinha pensando em construir um capítulo à parte com o indiciamento, mas vou deixar isso para fevereiro", ressaltou.

A comissão deverá fazer uma série de sugestões em seu documento final, relacionadas, por exemplo, ao aperfeiçoamento do sistema eleitoral e do processo de licitações públicas. "A razão de ser de uma CPI é propor regras que impeçam que aquele fato investigado se repita", disse. Uma das idéias, segundo Serraglio, é desenhar uma proposta que venha a impedir o caixa 2, instituindo para o delito uma punição mais grave, na esteira do que apresentou recentemente o Tribunal Superior Eleitoral.

SIGA-NOS NO Google News