Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CPI dos Correios ouve primeiro depoimento do dia

Agência Brasil/ Luciana Vasconcelos - 05 de julho de 2005 - 11:40

Começou há pouco o depoimento de Jairo Martins à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga denúncias de corrupção nos Correios. Ele seria o responsável pelo equipamento de gravação que flagrou o ex-chefe do Departamento de Contratação e Administração de Material dos Correios, Maurício Marinho, recebendo R$ 3 mil e falando sobre um suposto esquema de corrupção na estatal.

Martins havia pedido que seu depoimento fosse sigiloso, mas a Comissão votou e decidiu que o depoimento fosse aberto à imprensa. Martins afirmou que está sofrendo ameaças desde o caso André Luiz e já retirou sua família de Brasília. Martins era apontado como autor da gravação que levou à cassação do ex-deputado André Luiz (RJ). O parlamentar foi cassado por denúncias de tentar extorquir R$ 4 milhões do empresário Carlos Cachoeira.

Ao contrário do que disse Artur Washeck, que disse ser o mandante da gravação, Martins afirmou que ambos sempre tiveram interesse em divulgar o conteúdo da fita à imprensa. Martins disse ainda que seu interesse em fazer a gravação foi jornalístico.

Devem ser ouvidos ainda hoje os depoimentos de José Fortuna Neves, ex-agente do Serviço Nacional de Informações (SNI), que afirmou, em depoimento à Polícia Federal, que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) investigava os Correios a pedido da Casa Civil; Edgar Lange, agente da Abin conhecido como "Alemão" que, de acordo com Fortuna, é quem teria contado a ele sobre a participação da Casa Civil nas investigações.

Já Caisser Bittar, que teria apresentado o empresário Arthur Washeck (suposto mandante da gravação nos Correios) a Jairo Martins, não comparecer à sessão da CPI.

SIGA-NOS NO Google News