Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CPI dos Correios aprova reconvocação de Maurício Marinho

18 de agosto de 2005 - 15:29

Os integrantes da CPI dos Correios aprovaram nesta quinta-feira a reconvocação do ex-chefe do Departamento de Administração e Contratação de Material da estatal Maurício Marinho. Os membros da comissão solicitaram também ao Ministério Público todos os depoimentos prestados até o momento por Marinho.

Em relato feito à CPI na semana passada, procuradores do Ministério Público disseram que Marinho fez revelações importantes sobre o caso de corrupção nos Correios, com a participação do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ).

De acordo com matéria publicada hoje no jornal "O Globo", Marinho apontou o deputado petebista como coordenador do esquema de arrecadação de dinheiro nos Correios para a legenda. Fiscalizava as operações de desvio de recursos o genro de Jefferson, Marcus Vinícius Vasconcelos Ferreira.

Ele revelou também que o esquema tinha o aval do ex-diretor de Administração dos Correios Antônio Osório Batista e do ex-presidente da estatal João Henrique, apadrinhado pelo PMDB. O relator da CPI, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), afirmou que o novo depoimento de Marinho deverá ser marcado para depois da análise da íntegra das declarações feitas pelo ex-funcionário dos Correios ao Ministério Público.

Briga política Em sessão de três horas na CPI dos Correios predominaram as disputas políticas, críticas severas às investigações da CPI do Mensalão e a discussão sobre qual linha de investigação seguirá a comissão. A oposição queria convocar o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, apontado no depoimento do doleiro Antônio Oliveira Claramunt, o Toninho da Barcelona, como responsável por fazer remessas irregulares de recursos para o exterior.

Os oposicionistas queriam ainda convocar o presidente do Sebrae, Paulo Okamoto, e quebrar seus sigilos bancário, fiscal e telefônico para investigar a veracidade da versão apresentada por ele do pagamento de um empréstimo de R$ 29 mil feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva da conta do PT destinada a receber recursos do Fundo Partidário.

Outra tentativa dos oposicionistas foi marcar para a próxima semana o depoimento do chefe do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência, Luiz Gushiken já convocado, e chamar para depor no plenário da comissão o doleiro Toninho da Barcelona.

SIGA-NOS NO Google News