Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CPI dos Bingos ouve Toninho da Barcelona na terça-feira

Luciana Vasconcelos / ABr - 18 de setembro de 2005 - 09:49

O doleiro Antônio Oliveira Claramunt, o Toninho da Barcelona, vai depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos na próxima terça-feira (20). Barcelona está preso desde agosto de 2004 em Avaré (SP), por remessa de dinheiro para o exterior. Estima-se que tenha movimentado, em apenas uma de suas contas, mais de US$ 190 milhões.

Barcelona virá a Brasília escoltado pela Polícia Federal. Para ouvir o doleiro, a CPI pediu autorização à Corregedoria dos Presídios do Estado de São Paulo. De acordo com a comissão, Barcelona está envolvido em atividades relacionadas com a lavagem de dinheiro proveniente de máfias de jogos de bingos.

Um grupo de deputados e senadores da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios foi a São Paulo no mês passado para ouvir o doleiro em sessão reservada. Na ocasião, ele disse ter feito troca de dólares para o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, para o ex-ministro da Casa Civil, deputado José Dirceu (PT-SP), para o deputado José Mentor (PT-SP) e para o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Barcelona não apresentou provas que comprovem suas acusações.

Na quarta-feira (21), a CPI dos Bingos ouve Jorge Luiz Dias, ex-funcionário da Loterj. À comissão, a deputada estadual Cidinha Campos (PDT-RJ), disse que ele era testemunha da arrecadação ilegal das casas de jogos no Rio de Janeiro repassada a Waldomiro Diniz, quando era presidente da Loterj.

No mesmo dia, deve ser ouvido o ex-deputado federal Carlos Alberto Rodrigues, que renunciou ao cargo após ser citado no relatório das comissões parlamentares de inquérito dos Correios e da Compra de Votos que listou 18 parlamentares envolvidos em denúncias de recebimento de dinheiro ilícito.

Cidinha Campos também falou do ex-deputado em seu depoimento. Segundo ela, Rodrigues estava envolvido em esquema de arrecadação ilegal de verbas que seriam usadas em campanhas políticas, além de participar de desvio de verbas públicas para interesses privados.

Na quinta-feira, a CPI dos Bingos ouve o deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh. De acordo com o senador Tião Viana (PT-AC) que apresentou requerimento de convocação de Greenhalgh, disse que ao ouvir o deputado será possível esclarecer a atuação do parlamentar e suas conclusões na apuração dos fatos relacionados ao seqüestro e assassinato do prefeito de Santo André (SP) Celso Daniel.

SIGA-NOS NO Google News