Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CPI do Sistema Carcerário denunciará 14 estados

Luciana Lima/ABr - 20 de junho de 2008 - 01:05

Brasília - O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Carcerário, deputado Neucimar Fraga (PR-ES) informou ontem (19) que 14 estados serão denunciados no relatório da comissão, que será apresentado na próxima terça-feira (24), por terem um sistema prisional falho.


De acordo com o deputado, a CPI optou por não responsabilizar os secretários estaduais responsáveis pela área prisional porque muitos haviam assumido a pasta há três ou quatro meses antes da visita dos parlamentares da comissão aos estados.

Na região Nordeste, serão denunciados os estados da Bahia, de Pernambuco, do Ceará e do Maranhão. No Sudeste: Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

No Sul, os três estados estarão no relatório: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No Centro-Oeste, Mato Grosso e Goiás. E no Norte, Pará e Roraima. O estado de São Paulo não será citado porque, segundo o deputado, tem um bom sistema prisional e é o que mais investe no setor, no país.

De acordo com o presidente da CPI, o relatório vai propor a criação do Estatuto Penitenciário, que estabelece regras e penas para os agentes penitenciários, o estado, juízes e promotores que não cumprirem a lei.

O relatório também vai sugerir que cada comarca seja obrigada a ter sua unidade prisional, dentro de uma padronização arquitetônica.

Nesse ponto, o documento vai além das regras previstas no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que prevê a construção de presídios com capacidade para abrigar, no

SIGA-NOS NO Google News