Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

08/11/2007 17:47

CPI do Corinthians é arquivada por falta de assinaturas

Priscilla Mazenotti e Marcos Chagas /ABr

Brasília - A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigaria fraudes em clubes brasileiros, principalmente no Corinthians, foi arquivada hoje (8) por falta de três assinaturas. Para a criação de uma CPMI são necessárias as assinaturas de 27 senadores e 171 deputados.

O deputado Sílvio Torres (PSDB-SP) acusa a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de pressionar o Congresso Nacional para desarticular a criação da CPMI.

"Não há nenhuma dúvida que foi o lobby da CBF [que derrubou a CPMI]. Lobby identificado, confessado e que acaba demonstrando que um poder fora do Congresso tem a capacidade de inviabilizar uma investigação sobre crimes contra o sistema financeiro nacional", desabafou o deputado, um dos responsáveis pela coleta de assinaturas na Câmara.

O deputado tucano acusou o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, de ser o articulador no Congresso para inviabilizar a CPMI. Segundo o deputado, Teixeira ficou "poderoso" depois que o Brasil foi escolhido como sede da Copa em 2014.

"O Ricardo Teixeira teme que as investigações que começariam com lavagem de dinheiro no Corinthians e na MSI pudessem, de alguma forma, chegar até ele. Se ele tem esse temor, que explique o porquê", disse.

Durante a manhã de hoje (7), o vice-presidente da CBF, Weber Magalhães, esteve no Senado acompanhando a sessão do Congresso que instalaria a CPMI. Magalhães, que não tem mandato parlamentar, circulou pelo plenário do Senado e acompanhou a conferência das assinaturas necessárias.

Após a confirmação da falta de votos para a instalar a comissão, Weber Magalhães deixou o plenário do Senado às pressas e sem querer dar entrevistas.

A CPMI investigaria denúncias de corrupção e lavagem de dinheiro entre a empresa MSI Licenciamentos e Administração, que assinou contrato de gestão com o Corinthians em 2004. Investigações do Ministério Público e da Polícia Federal mostram que a empresa é comandada pelo russo Boris Berezovsky. Sobre ele pesam acusações como lavagem de dinheiro e até envolvimento com a máfia russa. Boris é procurado pela Interpol.

O deputado José Rocha (PR-BA) defendeu a não-instalação da CPMI, mas negou que tenha trabalhado em parceria com a confederação. Apesar de não ter assinado a criação da comissão, ele participou da conferência das assinaturas no plenário. Por diversas vezes, o parlamentar trocou informações com o dirigente da CBF.

"Não fui canal nenhum da CBF aqui para esse assunto. Não trabalhei para impedir e não estou comemorando", afirmou.

"Sou contra a CPI porque acho que não é o momento oportuno por causa da Copa de 2014 que está em processo de organização", acrescentou.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)