Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CPI convoca genro de Jefferson; 3 depoimentos agendados

Fabiana Silvestre / Campo Grande News - 18 de agosto de 2005 - 15:43

A CPMI dos Correios aprovou nesta quinta-feira, em reunião administrativa, três depoimentos a serem realizados na semana que vem. Conforme a assessoria de imprensa da comissão, serão ouvidos pelos parlamentares o ex-presidente do Banco Popular, Ivan Guimarães, e o genro do deputado Roberto Jefferson (PTB), Marcos Vinícius, apontado como uma dos responsáveis pelo esquema de arrecadação de recursos para o PTB. Também prestará novo depoimento o ex-chefe do Departamento de Contratação e Administração de Material dos Correios, Maurício Marinho, flagrado recebendo propina em nome do PTB.

Foi aprovada ainda a convocação dos doleiros Haroldo Bicalho e Jader Kalid para depor na comissão. A data dos depoimentos ainda será marcada.

Durante a reunião desta quinta-feira, os membros da comissão rejeitaram requerimento propondo a convocação do presidente do Banco Central, Henrique Meireles. O grupo considerou “prematura” o chamado de Meireles. Conforme os parlamentares da ala governista, a solicitação da oposição visava “desviar o foco” das investigações da comissão.

O presidente da CPMI, senador Delcídio Amaral (PT-MS), destacou que a comissão vem atuando em “áreas bem delimitadas”. Ele informou que estão sendo apuradas denúncias envolvendo aplicações em fundos de pensão em empresas que financiavam o esquema do publicitário Marcos Valério – um dos articuladores do mensalão.

Amaral disse ainda que novo depoimento do doleiro Toninho da Barcelona, que foi ouvido pela comissão em São Paulo, deverá ser deixado para um “segundo momento”. Conforme o senador, os parlamentares vão priorizar a análise e apuração das informações já prestadas. O doleiro acusou, sem apresentar provas, autoridades e pessoas do PT de terem contas ilegais no exterior.

A comissão estabeleceu ainda critérios para a consulta de documentos que chegam à comissão, para tentar evitar o vazamento de informações sigilosas.

Conforme determinado hoje, os parlamentares da CPI do Mensalão poderão consultar os documentos da CPMI dos Correios das 9h às 10h e das 17h às 18h (horários de Brasília).

SIGA-NOS NO Google News