Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CPI comprovou existência de ''mensalão'', afirma relator

Marcos Chagas e Ana Paula Marra/ABr - 29 de março de 2006 - 20:01

Houve um esquema de compra de votos no Congresso Nacional, em troca de apoio ao governo federal, concluiu hoje (29) o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios. "O esquema comprovado pela CPMI é, nitidamente, um esquema de cooptação de apoio político ilícito", diz o relatório.

Serraglio acredita que faltam provas de que o dinheiro repassado pelo empresário Marcos Valério de Souza fazia parte de um esquema ilegal para financiar campanhas eleitorais – tese apresentada pelo ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, em sua defesa. Para Serraglio, o argumento de Delúbio, e da maioria dos parlamentares acusados, representa a tentativa "de explicar o inexplicável".

"Nove meses após a divulgação das primeiras denúncias, pouquíssimos foram os (parlamentares) que apresentaram comprovantes das dívidas supostamente honradas com o dinheiro repassado pelo empresário Marcos Valério", afirma o relator.

"É nessa cooptação antiética, em que foram utilizadas operações e transações financeiras simuladas, ilegais e fraudulentas, que reside a gravidade dos fatos. Os recursos foram levantados de forma ilegal e transferidos a partidos da base aliada em troca de apoio político, obviamente, consubstanciado no apoio majoritário às proposições e postulações de interesse do governo em todas as fases de tramitação no Congresso Nacional", afirma Serraglio em seu relatório. Serraglio argumenta que o crime de recebimento de dinheiro para campanha eleitoral se anularia com a apresentação de algum comprovante de quitação destas dívidas.

SIGA-NOS NO Google News