Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

COVID-19: Três Lagoas está entre os 34 municípios do Estado em bandeira vermelha

Com 2 bandeiras cinzas no mapa, todas as cidades de MS têm grau elevado da covid, com base em uma série de fatores, o Prosseguir elenca a situação atualizada da pandemia em cada município do Estado

Rádio Caçula - 14 de janeiro de 2021 - 11:00

COVID-19: Três Lagoas está entre os 34 municípios do Estado em bandeira vermelha

Com atualização dos dados e de outros indicadores, o Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia) classificou 34 municípios do Estado em "bandeira vermelha", duas em "bandeira cinza", 43 em "bandeira amarela", sendo que nenhuma cidade tem baixo risco em relação à pandemia do novo coronavírus.

Elaborado pelo governo estadual, o Programa avalia uma série de fatores como disponibilidade de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), quantidade de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), busca por contatos de casos confirmados, redução da mortalidade por covid-19, disponibilidade de testes, incidência na população indígena, redução de casos entre profissionais da saúde, redução de novos casos, necessidade de expansão de leitos e situação de fronteira com país ou divisa com Estado que tenha aumento de casos.

Mesmo que maior partes dos municípios estivesse em bandeira vermelha na última atualização (em dezembro) e que ao menos 36 conseguiram subir para a laranja, o mapa de agora traz preocupação já que todos estão em grau acima ou igual ao grau médio de infecção (laranja).

A divulgação feita ontem (13) atualiza o grau de risco dos 79 municípios - referentes à 1ª semana epidemiológica de 2021 - e servirá de base para as recomendações que o governo estadual fará aos municípios, e que deverão ser tomadas conforme decreto nº 15.559/2020.

Cada município - Além das 36 que melhoraram o índice, 37 municípios têm o mesmo resultado de antes, enquanto seis regrediram.

Duas cidades têm bandeira cinza, que sinaliza grau extremo da doença. Trata-se de Dois Irmãos do Buriti e Japorã.

Na bandeira vermelha, 34 cidades: Alcinópolis, Anaurilândia, Bataguassu, Bela Vista, Bonito, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Coxim, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Juti, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Paraíso das Águas, Paranhos, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Negro, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sonora e Três Lagoas.

Os demais 43 municípios pontuam o grau médio, ou seja, bandeira laranja e nenhuma localidade estão hoje nas consideradas bandeiras mais leves: a amarela e a verde.

SIGA-NOS NO Google News