Cassilândia, Domingo, 31 de Maio de 2020

Últimas Notícias

07/04/2020 14:00

Covid-19: Campo Grande fica com 1,2 mil testes rápidos distribuídos nesta terça

Testes para coronavírus são para profissionais de saúde e de segurança pública dos 79 municípios

Campo Grande News

Após período de validação do Ministério da Saúde, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) começa a distribuir nesta terça-feira (7) 6 mil testes rápidos para diagnosticar a presença do novo coronavírus no organismo. Todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul recebem testes. Campo Grande fica com a maior parcela: 1.200 unidades.

Este teste é voltado exclusivamente a profissionais de saúde e profissionais de segurança pública, por realizarem serviço considerado essencial e precisarem, caso não sejam diagnosticados com Covid-19, voltarem rapidamente ao trabalho.

Cada caixa recebida pela SES tem 20 testes, conforme explicou ao Campo Grande News o secretário estadual de saúde Geraldo Resende. “Todos os municípios do Estado vão receber, desde cidade que vai receber só 1 caixa com 20 testes até Campo Grande que vai receber a maior parte, 1.200”, comentou.

Validação – Todos os testes recebidos pelo Ministério da Saúde e distribuídos aos governos estaduais foram comprados na China, origem da pandemia de Covid-19, no final do ano passado.

Conforme o secretário, a validação de qualidade é necessária pois nesse momento diversas indústrias estão desenvolvendo esse tipo de teste e é preciso certificar que ele de fato vai funcionar no diagnóstico.

Antes de começarem a ser distribuídos no Brasil os testes passam por análise da qualidade pelo INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde), da Fiocruz.

Como funciona – Para realizar o teste, o profissional de saúde ou de segurança pública precisa apresentar sintomas. O teste é realizado entre o sétimo e décimo dia do surgimento dos sintomas de Covid-19.

Para isso, coleta-se uma gota de sangue, a exemplo da medição de glicemia (taxa de açúcar no sangue). A partir desta gota de sangue é possível detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2), que causa a infecção Covid-19. Os resultados deste teste saem praticamente na mesma hora, duram cerca de 15 a 30 minutos.

Esta é a distribuição das primeiras 500 mil unidades, em todo o Brasil, do primeiro lote de um total de 5 milhões de testes que foram comprados pela empresa Vale e doados ao Ministério da Saúde. Em Mato Grosso do Sul, além das unidades recebidas pelo governo federal, a SES também realizou a compra de 10 mil unidade testes, mas o processo ainda está em andamento.

A distribuição fica a cargo do COE (Centro de Operações de Emergência), mas deve priorizar os hospitais que atendam casos da doença causada pelo coronavírus. 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 31 de Maio de 2020
09:52
Cassilândia
08:52
Cassilândia/Lagoa Santa/São João do Aporé
Sábado, 30 de Maio de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)