Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Coun elege lista para reitor semana que vem

09 de outubro de 2008 - 16:41

O Coun (Conselho Universitário) da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) vai se reunir novamente na semana que vem para votação uninominal – em que cada conselheiro vota em apenas um nome – em escrutínio único para formação da lista tríplice para nomeação de reitor da instituição. A informação é do chefe de gabinete do reitor Manoel Catarino Paes Peró, Robert Schiaveto de Souza, mas a data ainda não foi definida.

Os candidatos a reitor são Antônio Osório, Célia Maria e Jair Vicente, que já submeteram os nomes à consulta acadêmica para sucessão do reitor. Conforme a consulta, a lista tríplice ficou formado na ordem a seguir – Célia, Osório e Jair.

Os conselheiros já haviam aprovado o relatório da Comissão Executiva Eleitoral e homologado por unanimidade o resultado da consulta acadêmica, entretanto, será necessária, como forma de adequação à legislação, a votação uninominal em escrutínio único.

Desse modo, o MEC (Ministério da Educação) levará em consideração a lista tríplice formado através da votação do colegiado máximo da instituição, neste caso, o Coun.

Nesta semana, a SESu (Secretaria de Educação Superior) do MEC enviou ofício à UFMS questionando se o procedimento havia sido adotado, porém, o chefe de gabinete do reitor Peró disse que a instituição não enviou resposta, já que deverá se adequar e reencaminhar a lista tríplice conforme exigido pela Lei n° 5.504/68 e o decreto n° 1.916/96.

No Coun 39 membros mais o reitor Peró, que o preside, têm direito a voto. Em caso de empate, o reitor tem o voto de minerva.

A nomeação do reitor é prerrogativa discricionária do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com base na lista tríplice. A nomeação será feita entre o dia 11 de outubro e 11 de novembro.





Alcindo Rocha - Midiamax

SIGA-NOS NO Google News