Cassilândia, Sexta-feira, 20 de Outubro de 2017

Últimas Notícias

14/09/2005 14:50

Costureiras são contribuintes individuais

AgPrev

Agulha, linha, tesoura e habilidade são as ferramentas do dia-a-dia de trabalho das costureiras. A arte de cortar e costurar vem de tempos antigos. A máquina de costura surgiu somente após a Revolução Industrial. Em 1790, o escocês Thomas Saint foi o primeiro a conceber a costura feita à máquina, mas o inventor Josef Madersperger fez a primeira máquina própria para a costura, usada tempos depois em fábricas, proporcionando maior produção e melhores roupas. Apesar do avanço industrial, ainda é grande a produção artesanal.

A catarinense Helga Tillman (45) mora em Curitiba (PR). Em 1990 ela deixou a cidade natal, Florianópolis. É uma apaixonada pela costura. O início da carreira foi em uma fábrica de confecções, há 20 anos, onde aprendeu a profissão. Hoje, é proprietária de um atelier na capital paranaense. Além de trabalhar, cumpre com suas obrigações previdenciárias. “Depois que eu estiver mais velha, o meu ritmo de trabalho não será mais o mesmo e quero me aposentar tranqüila. Pago todos os meses o carnê do INSS e fico segura”.

A costureira trabalha por conta própria. Ela é considerada contribuinte individual. Nesta categoria também estão os trabalhadores que prestam serviços de natureza eventual a empresas, sem vínculo empregatício. Como qualquer outro trabalhador que contribua para a Previdência Social, o contribuinte individual tem direitos assegurados, como auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte.

Inscrição - A inscrição no INSS pode ser feita pela Internet, por meio do PREVnet (www.previdencia.gov.br), pelo PREVFone (0800 78 0191) ou pela rede de atendimento da Previdência Social (agência, PREVcidade ou PREVMóvel). ( Juliana Dorigon Carini, estagiária de Jornalismo)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 20 de Outubro de 2017
Quinta, 19 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 18 de Outubro de 2017
10:40
Goiás, Distrito Federal e São Paulo
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)