Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Costa Rica: Romaria marcada para a madrugada de domingo

Costa Rica news - 07 de agosto de 2009 - 12:34

Começou ontem e vai até domingo, na comunidade da Capela em Costa Rica (MS), a Tradicional Festa do Senhor Bom Jesus.

Na sua 72ª edição, o evento tem por finalidade resgatar a tradição religiosa e turística da região na devoção ao Santo “Fujão” e empreender construções naquela localidade.

Hoje (sexta-feira), às 19h30min, Santa Missa e Benção aos Comerciantes e Funcionários.

Dia 08 (sábado), às 19h, Santa Missa e Benção aos Pecuaristas, Agricultores e Servidores Públicos.

Dia 09 (domingo) acontecem a 5ª Romaria da Fé, saindo da Igreja Matriz Santo Antônio (Costa Rica) às 02h30min da manhã com destino à Comunidade da Capela; Às 03h30min da manhã, saída da Cavalgada da Fé do Auto Posto Avenida (Costa Rica) até a Capela do Senhor Bom Jesus.

Nas 15 paradas, num trecho de 23 quilômetros os romeiros recordaram as estações: A 1ª, “Jesus é condenado à morte”; a 2ª, “Jesus carrega a cruz às costas”; A 3ª estação, “Jesus cai pela primeira vez”; a 4ª, “Encontro de Jesus com Maria”; a 5ª, “Simão Cirineu carrega a cruz de Jesus”; a 6ª, “Verônica enxuga o rosto de Jesus”; A 7ª, “Jesus cai pela segunda vez”; a 8ª, “Jesus consola as filhas de Jerusalém”; a 9ª, “Jesus cai pela terceira vez”; a 10ª estação, “Jesus é despojado de suas vestes”; a 11ª, “Jesus é pregado na cruz”; a 12ª, “Jesus morre na cruz”; a 13ª “Jesus é descido da cruz”; a 14ª, “Jesus é colocado no sepulcro” e a 15ª, “Jesus é ressuscitado glorioso”.

Haverá suporte aos romeiros com fornecimento de água em todas as 15 estações da Via Sacra, além de acompanhamento de profissionais da saúde e ambulância.

A chegada dos Romeiros, Cavaleiros, Ciclistas e Turistas acontecem por volta das 9h. Às 10h da manhã, Missa Campeira e Benção para as Comunidades.

Já a Programação Social terá início dia 07 (sexta-feira) com Baile Popular e Leilão de Prendas e Serviços de Barraquinhas. No dia 08 (sábado) prossegue com Baile Popular e Leilão de Prendas e Serviços de Barraquinhas e no domingo, dia 09, Almoço, Churrasco, Leilão de Prendas e do Gado e Baile Popular. A animação da Tradicional Festa do Senhor Bom Jesus ficará a cargo da Banda Ottoni, uma das mais requisitadas da região para animação de festas.

A Comunidade Bom Jesus da Capela, o pároco padre Paulo Roberto e o vigário Coutinho, Festeiros Roberto e Rosângela Marçal Paes convidam a todos para prestigiar o evento.

SANTO “FUJÃO”

O atrativo turístico é a Capela de Baús, bucólica igreja que abriga em seu interior um tesouro histórico: imagens barrocas do período Rococó que está inserido na região desde século XVIII. Uma dessas imagens o Senhor Bom Jesus da Capela é figura Central de uma lenda que se tornou um dos principais folclores do Estado, a do Santo Fujão, que na Comunidade de Baús, atrai visitantes em todas as épocas do ano, e, principalmente agora, na primeira semana de agosto, quando se realiza a Festa do Santo Fujão.

Mais informações na Secretaria de Turismo do Município, através do Telefone: (67) 3247-7070.

NR: A TV Globo fez matéria a respeito do santo, no último dia 28 de junho, no Jornal Hoje. Veja o vídeo no endereço: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1090874-7823-CAUSOS+DO+BRASIL+CONHECA+A+HISTORIA+DO+SANTO+FUJAO,00.html

SIGA-NOS NO Google News