Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

10/03/2005 10:48

Costa Rica pode decretar estado de emergência

Sabid de Oliveira

O município de Costa Rica, localizado na tríplice fronteira de MS/GO e MT, que em 25 anos de existência pela primeira vez na história, entrou na rota da seca, poderá decretar estado de emergência por perdas na principal fonte econômica do município, a agricultura. A informação é do engenheiro agrônomo Marcelo Viscardi da Silva que na segunda-feira (14) estará reunindo 40 produtores rurais, técnicos, Sindicato Rural e as autoridades locais às 19h, na Escola Joaquim Faustino Rosa para reavaliar os índices de perdas na lavoura e formular em ata o pedido ao prefeito do município Waldeli dos Santos Rosa.

Das 136 mil hectares de lavouras plantadas no município, 15% do milho que está sendo colhido apresenta quebra; o Algodão também tem perca de 15%; O arroz chegou à casa de 70% de perda e a soja, alcançou 40% de quebra.

Na primeira avaliação feita o milho tinha quebra de 5%, o arroz 50% e a soja 30%. A única cultura que permaneceu com o índice foi o algodão com os mesmos 15% iniciais. O milho saltou de 5 para 15%; o arroz de 40 para 70% e a soja, saiu de 30 para o índice de 40% de perca nas lavouras.

Em 2005, Costa Rica plantou 95 mil hectares de soja; 23 mil hectares de algodão; 15 mil hectares de milho e três mil hectares de arroz. A produtividade estimada da safra seria de 475 mil e 800 toneladas de grãos, mas com a perca, os números podem ser diferentes, podendo provocar transtornos e impactos na economia do município.

De acordo com Viscardi, as chuvas que caíram nos últimos dias no município foram de forma isolada, em alguns pontos choveu 20 milímetros, outros 02 e em outros nenhum. Pouco representou para o agricultor. A média de precipitação de chuva em fevereiro de 2004, em Costa Rica foi de 240 milímetros e nesse mesmo período de 2005, isso não aconteceu. Em algumas lavouras não chove há mais de 30 dias. A única região do município que teve menos impacto com a seca foi a de Baús.

Um dos principais problemas com a falta de chuva e o calor intenso é que a planta morre antes mesmo de completar o ciclo, ocasionando um grande numero de grãos verdes entre os secos. O resultado: maior prejuízo para o agricultor que já tinha preço abaixo do custo de produção e, agora, enfrenta a seca prolongada.

A SECA E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Por sua vez, a seca acarreta escassez de produção aliada a preço baixo descapitalizando o agricultor; afeta a qualidade da produção e gera graves impactos na economia do município, além de desestimular o agricultor a plantar a safrinha.

Na avaliação de Viscardi e dos agricultores não tem outra saída, Costa Rica vai ser mais um município de Mato Grosso do Sul a decretar estado de emergência em virtude da seca. A situação é irreversível.

Fonte: Ocorreionews(PMCR)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)