Cassilândia, Segunda-feira, 23 de Janeiro de 2017

Últimas Notícias

23/07/2013 10:57

Costa Rica e mais cinco municípios registram chuva congelada

Aline dos Santos, Campo Grande News

Seis municípios de Mato Grosso do Sul registraram a chuva congelada: Amambai, Paranhos, Juti, Jateí, Costa Rica e Figueirão. De acordo com o meteorologista da Uniderp/Anhanguera, Natálio Abrão Filho, isso ocorre quando o líquido chega no solo e logo congela. Apesar de parecer, não se trata de neve.

“Para ocorrer a neve precisa de um tipo especial de nuvens, temperatura entre 2ºC e -5ºC e umidade relativa do ar acima de 90%. Se um deles estiver diferente, isso não ocorre”, explica o meteorologista.

Ontem, por volta das 20h, moradores de Paranhos relataram que nevou. No entanto, para os especialistas, o mais provável é que se trate do fenômeno denominado de chuva congelada ou congelante. Um dos indicativos é o tempo de permanência no solo.

Conforme Marcelo Schneider, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), quando o solo fica branco, trata-se de neve. Já quando chega ao solo e logo se dissolve, ocorreu a chuva congelada. Pelo relato dos moradores de Paranhos, a 469 km de Campo Grande, o gelo caía e desmanchava rapidamente.

Conforme dados da Uniderp/Anhanguera, 11 municípios registraram geada, com classificação de leve a moderada: Itaporã, Dourados, Maracaju, Ponta Porã, Antônio João, Ivinhema, Angélica, Itaquiraí, Juti, Jateí e Chapadão do Sul. Em Ponta Porã também foi registrado nevoeiro.

Em Campo Grande, o frio foi de 4ºC, mas com sensação térmica de 3ºC negativo, segundo o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 23 de Janeiro de 2017
09:00
Maternidade
Domingo, 22 de Janeiro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 21 de Janeiro de 2017
20:55
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Sexta, 20 de Janeiro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)