Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Costa Rica e mais cinco municípios registram chuva congelada

Aline dos Santos, Campo Grande News - 23 de julho de 2013 - 10:57

Seis municípios de Mato Grosso do Sul registraram a chuva congelada: Amambai, Paranhos, Juti, Jateí, Costa Rica e Figueirão. De acordo com o meteorologista da Uniderp/Anhanguera, Natálio Abrão Filho, isso ocorre quando o líquido chega no solo e logo congela. Apesar de parecer, não se trata de neve.

“Para ocorrer a neve precisa de um tipo especial de nuvens, temperatura entre 2ºC e -5ºC e umidade relativa do ar acima de 90%. Se um deles estiver diferente, isso não ocorre”, explica o meteorologista.

Ontem, por volta das 20h, moradores de Paranhos relataram que nevou. No entanto, para os especialistas, o mais provável é que se trate do fenômeno denominado de chuva congelada ou congelante. Um dos indicativos é o tempo de permanência no solo.

Conforme Marcelo Schneider, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), quando o solo fica branco, trata-se de neve. Já quando chega ao solo e logo se dissolve, ocorreu a chuva congelada. Pelo relato dos moradores de Paranhos, a 469 km de Campo Grande, o gelo caía e desmanchava rapidamente.

Conforme dados da Uniderp/Anhanguera, 11 municípios registraram geada, com classificação de leve a moderada: Itaporã, Dourados, Maracaju, Ponta Porã, Antônio João, Ivinhema, Angélica, Itaquiraí, Juti, Jateí e Chapadão do Sul. Em Ponta Porã também foi registrado nevoeiro.

Em Campo Grande, o frio foi de 4ºC, mas com sensação térmica de 3ºC negativo, segundo o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos).

SIGA-NOS NO Google News