Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

23/07/2013 10:57

Costa Rica e mais cinco municípios registram chuva congelada

Aline dos Santos, Campo Grande News

Seis municípios de Mato Grosso do Sul registraram a chuva congelada: Amambai, Paranhos, Juti, Jateí, Costa Rica e Figueirão. De acordo com o meteorologista da Uniderp/Anhanguera, Natálio Abrão Filho, isso ocorre quando o líquido chega no solo e logo congela. Apesar de parecer, não se trata de neve.

“Para ocorrer a neve precisa de um tipo especial de nuvens, temperatura entre 2ºC e -5ºC e umidade relativa do ar acima de 90%. Se um deles estiver diferente, isso não ocorre”, explica o meteorologista.

Ontem, por volta das 20h, moradores de Paranhos relataram que nevou. No entanto, para os especialistas, o mais provável é que se trate do fenômeno denominado de chuva congelada ou congelante. Um dos indicativos é o tempo de permanência no solo.

Conforme Marcelo Schneider, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), quando o solo fica branco, trata-se de neve. Já quando chega ao solo e logo se dissolve, ocorreu a chuva congelada. Pelo relato dos moradores de Paranhos, a 469 km de Campo Grande, o gelo caía e desmanchava rapidamente.

Conforme dados da Uniderp/Anhanguera, 11 municípios registraram geada, com classificação de leve a moderada: Itaporã, Dourados, Maracaju, Ponta Porã, Antônio João, Ivinhema, Angélica, Itaquiraí, Juti, Jateí e Chapadão do Sul. Em Ponta Porã também foi registrado nevoeiro.

Em Campo Grande, o frio foi de 4ºC, mas com sensação térmica de 3ºC negativo, segundo o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)