Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Novembro de 2019

Últimas Notícias

04/11/2019 17:04

Corumbál terá 50 vagas de Medicina e campus da UEMS em 2020

Tainá Jara, Campo Grande News

 

Principal cidade da região do Pantanal, Corumbá, distante 420 quilômetros de Campo Grande, se tornará polo de ensino superior com a implantação de projetos previstos para 2020. Universidade privada prevê investimento de R$ 20 milhões para abertura de 50 vagas para o curso de medicina. A meta da administração da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) é abrir no ano que vem o primeiro vestibular do polo a ser inaugurado no município.

Tendência nas cidades de fronteira entre Brasil e Paraguai, como Pedro Juan Caballero, os cursos de medicina em universidades privadas tem grande demanda nesta região devido aos preços menores em comparação aos dos grandes centros. No entanto, a Centro de Ensino Superior de Maringá Ltda (Cesumar), do Paraná, optou por explorar a fronteira do Brasil com a Bolívia, sendo Corumbá canal de acesso fácil com a cidade de Puerto Quijarro.

Conforme a instituição, já há um imóvel locado na cidade para implantação do curso de medicina em 2020, porém, em 2021, o curso já funcionará na sede própria. A Prefeitura de Corumbá já sancionou lei que autoriza a doação de terreno para instalar as dependências da universidade. A área fica na rua Pedro de Medeiros, bairro Popular Velha, ao lado da sede do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), dentro do Parque Urbano Zumbi dos Palmares.

O investimento previsto é de R$ 20 milhões para estruturação dos prédios e compra de equipamentos, com a geração inicial de 50 novas de emprego. “Inicialmente, será oferecido apenas o curso de Medicina, mas a Instituição já está fazendo um estudo de mercado para ofertar outros cursos que atendam Corumbá e região”, afirmaram os representantes da instituição em nota.

UEMS – No final do mês passado, como resultado de audiência realizada na Câmara de Vereadores de Corumbá, ficou definido a realização de estudos para a criação de um pólo da UEMS na cidade, além da constituição de uma comissão de estudos que, a partir da sua formação, vai debater com a sociedade civil, os cursos que poderão ir para Corumbá.

Na ocasião, o reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, afirmou que a intenção é ampliar o sistema de oferta de cursos de graduação, pós-graduação ou ensino a distância e abrir vestibular já em 2020.

Presente à audiência, o prefeito Marcelo Iunes colocou a Prefeitura à disposição da UEMS, para que ela implante a Unidade em Corumbá. “Local já temos. Pode ser na Escola Estadual Gabriel Vandoni de Barros, no período noturno, mas, se for necessário, com apoio da Câmara, viabilizaremos uma área para a UEMS construir sua sede na cidade”, adiantou.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Novembro de 2019
09:00
Santo do Dia
06:44
Cassilândia/Barretos
Quinta, 14 de Novembro de 2019
09:00
Santo do Dia
Quarta, 13 de Novembro de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)