Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

02/03/2010 08:46

Corumbá tem mais de 10 mil processos de execução fiscal

TJ MS

Com base no relatório gerencial expedido em fevereiro, pela Vara de Fazenda Pública e de Registros Públicos de Corumbá, foi apurado que existem 11.535 processos em andamento, e mais cerca de 2.500 processos suspensos na comarca, principalmente relacionados à execução fiscal municipal e estadual. Esse número ultrapassa 43% do total em andamento na comarca.

Sete servidores atuam na vara, que tem o 2º cartório com a maior quantidade de processos de execução fiscal do Estado. Os feitos de execução fiscal que tramitavam na 2ª e 3ª varas cíveis foram transferidos para a Vara de Fazenda no momento de sua criação, em outubro de 2008. As ações de Corumbá e Ladário em que a Fazenda Pública municipal, estadual e autarquias são autoras ou rés tramitam na vara.

De acordo com o juiz Eduardo Eugênio Siravegna Junior, titular da Vara, o número expressivo deve-se ao ajuizamento de novas ações por parte dos municípios de Corumbá e Ladário e ao implemento de melhores condições de cobrança e um maior controle acerca das dívidas de IPTU.

“Além do grande número de execuções fiscais, também tramitam na Vara da Fazenda Pública e Registros Públicos de Corumbá ações de grande complexidade como, por exemplo, de improbidade administrativa, de proteção ao meio ambiente, indenizatórias e mandados de segurança, entre outras”, acrescentou o juiz.

Os três mil processos suspensos são aqueles cujos contribuintes fizeram acordo com a Prefeitura de Corumbá e estão pagando de forma parcelada. Eduardo Eugênio informou que os processos só são extintos, por iniciativa do município, após a quitação da última parcela, pois em caso de inadimplência, a ação volta a tramitar.

De acordo com Noemi Oliveira Feitosa, chefe de cartório da vara, não existe um prazo médio para definir a tramitação desse tipo de processo em função da capacidade econômica de cada devedor, bem como em função de um programa de refinanciamento, feito pela prefeitura. “Com isso, houve muitas suspensões e extinções de processos em função da quitação dos débitos ou negociação com o município”.

Avanços - Em um ano e meio de funcionamento da vara, foram consolidadas parcerias com a Prefeitura Municipal de Corumbá, nos moldes do PPJ implantado na Capital, prorrogando o Programa de Refinanciamento dos Débitos Tributários (REFIC).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)