Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Corumbá: Ex prefeito Fadah será sepultado amanhã

Capital do Pantanal - 03 de junho de 2008 - 21:58

Corumbá(MS)_ O corpo do ex prefeito corumbaense Fadah Scaff Gattas está sendo velado na sede do Sindicato Rural de Corumbá e deve ser sepultado amanhã em horário a ser confirmado. Fadah morreu hoje pela manhã, aos 87 anos, na Santa Casa de Campo Grande de falência múltipla dos órgãos.

Confira o retrospecto da vida de Fadah Gattass

No dia 10 de fevereiro de 1921, em Corumbá, nascia o Dr. Fadah Scaff Gattass, que se tornaria um dos mais valorosos amigos e um dos grandes prestadores de serviços à sua terra natal.

Em 1945, formou-se em medicina pela Escola Nacional de Medicina da Universidade do Brasil e, após completar vários cursos de Pós-Graduação, retornou a Corumbá para exercer a profissão de médico.

Foi Diretor Clínico do Hospital de Caridade. Presidente da Associação Médica de Corumbá. Segundo vice-presidente da Associação Médica de Mato Grosso. Membro da Associação dos Diplomandos da Escola Superior de Guerra. Médico Nível 21, exercendo funções de Inspetor Chefe da Inspetoria de Saúde dos Portos de Mato Grosso. Médico do IAPETC. Médico credenciado em Cirurgia Geral no INPS, Secção de Acidentes do Trabalho e Assistência Médica.

Como político foi Deputado Federal e Prefeito de Corumbá por dois mandatos, durante os quais tomou importantes medidas nas áreas de saúde, educação, acompanhando de perto os projetos dos Assentamentos Tamarineiro e Urucum, preocupando-se em construir uma Escola de Primeiro Grau em cada um deles, mesmo antes de os lotes terem sido distribuídos. Também foi o responsável pela elaboração da primeira Lei Municipal em defesa da preservação do nosso Patrimônio Histórico.

Deixou livro de poesias publicado e foi o autor de muitos contos literários. Pertenceu à Academia Corumbaense de Letras, desde a sua fundação.

Casou-se, em primeiras núpcias, com a artista plástica Marina Sadi Gattass, com quem teve os filhos Ricardo, Sérgio e Marcelo. E, em segundas núpcias, com a senhora Luiza Carmem Gonçalves de Oliveira Gattass.

Hoje, recebemos a triste notícia do seu falecimento. O Dr. Fadah nos deixou para sempre. Com certeza a sua memória será eternizada na Corumbá que tanto amou e deu de si o mais que podia para perpetuar às futuras gerações um exemplo de abnegação, dignidade e humanidade.

Consternada, exatamente como os seus amigos, parentes e todos que conheceram a singularidade do seu caráter, a Diretoria do Sindicato Rural de Corumbá, na voz deste modesto escriba, envia os mais fervorosos votos de pêsames à família enlutada, desejando que a saudade, essa luz viva que ilumina a estrada do passado, jamais abandone o coração do povo corumbaense.

*Augusto César Proença é escritor corumbaense.




SIGA-NOS NO Google News