Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Corrida de São Silvestre define percurso

Christiane Teixeira - 01 de novembro de 2011 - 18:53

As inscrições para a tradicional Corrida Internacional de São Silvestre continuam abertas no site oficial da prova (www.saosilvestre.com.br). A segunda das quatro fases de inscrição, que corresponde a dois quartos do previsto de inscritos, já foi atingida. Em sua 87ª edição, a prova terá um total de 25 mil corredores para o percurso de 15 quilômetros pelas ruas de São Paulo.



A partir deste ano, a chegada será no Obelisco, ao lado do Parque do Ibirapuera e não mais no prédio da Fundação Cásper Líbero. Os atletas cruzarão a Avenida Paulista pela Avenida Brigadeiro Luiz Antônio e finalizarão o percurso em frente ao Mausoléu dos Revolucionários de 1932, local onde se encontram depositados os restos mortais de Cásper Libero e onde haverá, a partir deste ano, um evento em homenagem ao idealizador da Corrida Internacional de São Silvestre.



Segundo a organização da prova, houve uma necessidade técnica para a mudança. “Os eventos na Paulista chegaram ao seu limite de capacidade física, é impossível manter a chegada da Corrida na Paulista junto com o inicio do Reveillón e manter todos os serviços ativos como hidratação, devolução de chip, entrega de lanches e medalhas e área de apoio a equipes”, explica Julio Deodoro, Diretor Geral da Corrida de São Silvestre.



A mudança proporcionará uma facilidade de deslocamento para todos os corredores participantes e permitirá que a entrega das medalhas de participação volte a ser feita após a prova, já que a área de dispersão também será maior. “São anos de estudo e reuniões para chegar a esta decisão. Segurança e conforto devem ser considerados como premissas”, finaliza Julio.



Mudanças do percurso



Realizada anualmente no dia 31 de dezembro, a Corrida de São Silvestre sofreu alterações em outras dez oportunidades ao longo de sua história (seja em relação à horário, percurso ou número de inscritos), sempre com a finalidade de adaptação ao crescimento e às necessidades de uma grande metrópole, como São Paulo. Para a organização da prova, a mudança beneficiará os atletas, que terão mais segurança no novo local de encerramento da corrida e um maior espaço para dispersão, além de passarem a contar com melhores condições de recuperação e atendimento na chegada.



Julio Deodoro acredita que as corridas devem se adaptar às necessidades das cidades sem perder o nível técnico e a tradição. “Algumas maratonas do calendário mundial têm subidas e descidas no percurso muito mais acentuadas que a da Corrida de São Silvestre. Boston (EUA) é um exemplo disso e tem mais de 40.000 pessoas”, conta o diretor.



“A São Silvestre tem e terá um percurso equilibrado que atenda a todas as normas técnicas da IAAF e da AIMS”, confirmou Rodolfo Eichler, único medidor nível A da autoridade máxima do atletismo mundial (IAAF) no Brasil. Para técnicos e treinadores de elite como Moacir Marconi ‘Coquinho’ os atletas conseguirão se adaptar as novas características da prova. “O treinador e o atleta têm que estudar o percurso e trabalhar dentro do melhor programa para sua corrida”, afirma Moacir Marconi, o Coquinho.



A organização da prova acredita também que a mudança permitirá que a São Silvestre cresça cada vez mais. “A cada edição o número de participantes vem aumentando e a chegada no Ibirapuera vai permitir que a prova cresça tanto em quantidade quanto em qualidade. E nossa projeção é que em 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil, quando a São Silvestre completará 90 anos de realização ininterrupta teremos um numero recorde de 40.000 participantes e até mais”, sentencia Júlio Deodoro, que prevê um crescimento gradativo até lá. E garante que a grande e mais importante tradição: “que é 31 de dezembro, dia de São Silvestre, que dá nome à mais importante prova pedestre da América Latina, não muda e não mudará”.



Para que a tradição do percurso com algumas das principais vias da cidade - como Paulista, Rio Branco, Ipiranga, São João, Conselheiro Crispiniano, Praça Ramos de Azevedo, Viaduto do Chá, Largo do Paissandu e Libero Badaró - possa ser mantida e a entrega da medalha seja feita após a prova, assim como haja hidratação, lanche e dispersão mais seguras, outros ajustes estão sendo estudados, a pedido da Fundação Cásper Líbero, e serão divulgados em breve.



Serviços disponíveis aos atletas



Assim como acontece nas Maratonas de Nova Iorque e de São Paulo e na Meia Maratona do Rio, ônibus gratuitos levarão os volumes dos atletas do local da largada à chegada. “Os ônibus levarão os pertences dos atletas da Paulista ao Ibirapuera, em um trajeto de três quilômetros, oferecendo maior comodidade aos participantes. É uma operação padrão e muito comum”, afirma Julio Deodoro.



Haverá três dias de entrega de kit (Rua Abílio Soares, 1300). O processo será totalmente informatizado. Além disso, a Expo São Silvestre oferecerá produtos e serviços relacionados ao mundo da corrida.



Cada atleta inscrito receberá, no kit, número de peito, chip de cronometragem descartável, manual eletrônico e brindes dos patrocinadores, como camiseta em poliamida, squeeze, suplementos, entre outros.



Durante a prova, haverá nove postos de água, isotônico, grande estrutura de apoio médico e orientação. A estrutura do evento segue respeitando um padrão internacional, com áreas de dispersão espaçosas, de apoio às equipes e guarda-volume móvel.



Todos que completarem o percurso receberão uma medalha de participação e poderão baixar, no site do evento, após a publicação do resultado oficial, o certificado eletrônico de conclusão, fotos e vídeos gratuitos da chegada.



A competição terá os seguintes horários de largada:

- 15 horas - Cadeirantes

- 15h10min - Atletas com deficiência

- 17h10min - Elite Feminina A e B

- 17h30min - Elite Masculina e demais corredores



Como foi no ano passado



Em 2010, o brasileiro Marílson Gomes dos Santos levou o tricampeonato da São Silvestre com o tempo de 44min07. Os quenianos Barnabas Kiplagat Kosgei (44min49) e James Kwambai (45min15) completaram o pódio. No feminino, a queniana Alice Timbilili bateu o recorde da prova com 50min19s.



Resultados:



Masculino:

1 - Marílson Gomes dos Santos (BM&FBovespa) - 44min02s

2 - Barnabas Kiplagat Kosgei (Quênia-Fila) - 44min50s

3 - James Kwambai (QUE- Nike) - 45min16s

4 - Giovani dos Santos (Pé de Vento/Grancursos) - 45min35s

5 - Emmanuel Kipkemmei Bett (Quênia-Luasa) - 45min42s

6 - Diego Alberto Colorado (Colômbia) - 45min48s

7 - Mathew Kiptoo Cheboi (Quênia-Fila) - 45min58s

8 - Mark Korir (Quênia-Fila) - 45min59s

9 - Anoé dos Santos Dias (Artrop Industrial) - 46min06s

10 - Cosme Anselmo de Souza (Marinha do Brasil) - 46min09s



Feminino:

1 - Alice Timbilili (Quênia-Nike) - 50min19s

2 - Simone Alves da Silva (BM&FBovespa) - 50min25s

3 - Eunice Kirwa (Quênia-Fila) - 51min42s

4- Cruz Nonata da Silva (BM&FBovespa) - 51min51s

5 - Diana Judith Andrade (Equador-Gatorade) - 52min36s

6 - Fabiana Cristine da Silva (BM&FBovespa) - 53min20s

7 - Marily dos Santos (Mizuno/Multi) - 53min43s

8 - Chemtai Rionotukei (Quênia-Luasa) - 53min56s

9 - Sueli Pereira Silva (Eja Jo-Grancursos) - 54min10s

10 - Maurine Jelagat Kipchumba (Quênia) - 54min28s



Cadeirantes

1 - Fernando Aranha Rocha - 46min20s

2 - Jaciel Antonio Paulino (Addfila Fast Wheels) - 46min24s

3 - Carlos Neves de Souza (Addfila Fast Wheels) - 50min31s


Mais informações podem ser obtidas no site da prova: www.saosilvestre.com.br.

SIGA-NOS NO Google News