Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Segunda, 18 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Correr é viver o agora

Renato Dutra (Tribo em Forma) - 21 de outubro de 2018 - 11:00

Fiz um post em redes sociais sobre o fato de alguns praticantes estarem com a mente tão cheia de demandas (e a maioria gerada por conta da tecnologia), que simplesmente não conseguem viver aquele momento tão importante : o treino, a corrida, enfim aquela oportunidade de reduzir a velocidade dos pensamentos, a intensidade das preocupações. Aliás, eu mesmo me pego acelerado, ansioso e aí penso: “calma! Foca no agora. Viva este momento.”

No excelente livro “O Poder do Agora” (Eckhart Tolle, Ed. Sextante), o autor discorre acerca do sofrimento que o ser humano passa ao ficar sempre preocupado, angustiado com os eventos futuros. De fato, penso que passamos muito tempo fazendo simulações mentais sobre coisas que nem sabemos se irão acontecer, quando e muito menos como. Abaixo, um trecho do livro:

“Quero o que você tem. Você pode me dar ou me mostrar como conseguir? Eu respondi: você já tem. Mas não consegue sentir porque sua mente está fazendo muito barulho…”

Essa foi a conversa entre o autor e uma pessoa que buscava a serenidade (que ele já havia alcançado, mas depois de muito ter sofrido e conta como conquistou esse estado de espírito no livro).

Correr vai muito além do suar, de ficar ofegante. É claro que os benefícios físicos são maravilhosos, mas quem corre sabe o quanto a mente relaxa, se acalma e consegue ver as coisas de uma forma mais positiva, equilibrada. É na corrida que a minha mente se reorganiza, fazendo uma espécie de “faxina”. Eu começo ansioso, preocupado, tenso. E termino sereno, entusiasmado e confiante de que terei forças e inteligência para solucionar os desafios que terei pela frente. Correr sempre me traz de volta ao ponto de equilíbrio. Então, bora correr!

Renato Dutra é professor de educação física, assessor de corrida, Graduado pela USP (CREF911G-SP); Pós Graduado pela UNIFESP; Colunista VEJA (2007-2014); Comentarista de Triatlo SporTV 2007-2010; Diretor Técnico da maior assessoria do Brasil (Run & Fun) 2010-2015; Colunista Sport Life 2014-2017; Autor do livro Dieta dos Passos e Malhação para Adolescentes. Contato: [email protected]

SIGA-NOS NO Google News