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Correios lançam no Rio campanha de cartas ao Papai Noel

Agência Brasil - 05 de novembro de 2010 - 06:34

Brasília – A Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) lança hoje (5), às 17h, em Penedo, no Rio de Janeiro, a edição deste ano do projeto Papai Noel dos Correios, que visa a responder as cartas que as crianças enviam ao Papai Noel e atender a alguns pedidos.

Durante o evento, haverá a leitura da carta de uma criança, simbolizando o objetivo da campanha, além da divulgação do Desafio Ambiental, que prevê o plantio de 109 mil árvores em dois anos, número equivalente ao de empregados dos Correios. Os selos e o bloco de Natal serão apresentados e o vencedor do concurso Melhor Selo do Ano de 2009, José Luis Benicio da Fonseca, receberá o Troféu Olho de Boi.

Amanhã (6), os Correios vão disponibilizar um hotsite com informações sobre como ser padrinho uma criança ou até mesmo participar voluntariamente da triagem das cartas e se tornar um dos “ajudantes de Papai Noel”. O endereço eletrônico é www.correios.com.br/papainoelcorreios2010.

As cartas precisam ser manuscritas e redigidas por crianças até dez anos. A analista dos Correios Valéria Figueiredo Vilela afirma que a situação de vulnerabilidade social da criança é o principal critério para seleção dos pedidos que serão atendidos. “Nós desconsideramos as cartas de crianças de classe média e alta, porque o objetivo é garantir um presente de Natal àquelas cuja família não tem condição de comprar. Mas muitas crianças pedem um emprego para o pai, que é uma coisa além do que podemos fazer”, completa.

A campanha também busca manter no imaginário das crianças a figura do Papai Noel. “Nunca falamos de carteiro ou de pessoas reais, sempre nos referimos ao Papai Noel”.

A analista conta ainda que um problema recorrente nas cartas era o preenchimento incompleto ou errado do endereço do remetente pelas crianças. A solução foi uma parceria com as escolas da rede pública. “As secretarias de Educação selecionam professores para desenvolver a redação com as crianças. Eles usam uma espécie de manual, explicam o que é CEP [Código de Endereçamento Postal] e como uma carta deve ser escrita”, explica Valéria.

O aspecto educativo do projeto tem por objetivo contribuir para melhorar a educação básica no país, uma das propostas fixadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) no documento Metas do Milênio. “Com esta campanha, conseguimos incentivar a solidariedade da população e reforçamos a importância da escrita com as crianças”, aponta a analista.

Os Correios desenvolvem o projeto desde 1997, mas já realizou ações isoladas desse tipo há mais de 20 anos. Entre 2005 e 2008, a ECT recebeu 2.768.259 cartas, das quais 1.180.041 foram adotadas. No ano passado, 413.602 presentes foram entregues, dos quase 2 milhões de cartas.

Edição: Graça Adjuto

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