Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Correios lança selo em homenagem ao centenário do Rotary

Eber Benjamin Santos Arruda - 22 de fevereiro de 2005 - 07:57

Cassilândia News
Cassilândia News

Correios lança selo em homenagem ao centenário do Rotary Internacional

O segundo selo dos Correios a ser lançado este ano é uma homenagem aos 100 anos do Rotary Internacional. No Mato Grosso do Sul o lançamento acontece em Bonito (dia 23, às 8:30 horas, na reinauguração da agência dos Correios), Campo Grande (dia 23, às 20:30 horas, no Castelo Caporossi) e Dourados (dia 26, às 20 horas, no Clube Indaiá), com a participação dos clubes e comunidade rotariana.

O Rotary International é uma entidade sem fins lucrativos, que promove a compreensão mundial por meio de programas internacionais de prestação de serviços humanitários e intercâmbios educacionais e culturais. Paul Harris fundou, em 23 de fevereiro de 1905, o primeiro clube de prestação de serviços, o Rotary Club de Chicago, em Illinois, EUA, e o nome surgiu da prática de alternar as reuniões entre os escritórios dos primeiros sócios. Hoje, são cerca de 1,2 milhão de sócios, em mais de 32.000 Rotary Clubs, espalhados por 166 países. O primeiro Rotary Club do Brasil foi fundado no Rio de Janeiro, em fevereiro de 1923 .

O programa de Bolsas da Fundação Rotária do Rotary International é, atualmente, o maior programa dessa natureza no mundo patrocinado por uma organização do setor privado. Aproximadamente 1.200 bolsas são oferecidas para estudantes todos os anos, bem como bolsas para professores universitários lecionarem em países em desenvolvimento.

No início da década de 80, o Rotary começou a planejar o mais ambicioso programa de sua história: imunizar todas as crianças do mundo contra a pólio. Em 1985, iniciou o Programa Pólio Plus para proteger as crianças contra as seqüelas cruéis e fatais da poliomielite. Em 1988, a Assembléia Mundial de Saúde exortou o mundo no combate à doença. Desde então, os esforços do Rotary e demais agências parceiras, incluindo a Organização Mundial de Saúde, o Fundo das Nações Unidas para a Infância - Unicef, o Centro Norte-Americano para Controle e Prevenção de Doenças e órgãos governamentais, conseguiram reduzir em 99% o número de ocorrências da doença. Próximos de uma grande vitória, os Rotarianos pretendem celebrar a erradicação global da pólio em 2005, ano do Centenário da entidade.

O Intercâmbio de Jovens oferece a milhares deles a oportunidade de conhecer pessoas de outras partes do mundo e experimentar suas culturas, plantando, assim, as sementes da compreensão internacional. Desde 1927, estudantes e famílias anfitriãs no mundo inteiro expandiram horizontes e enriqueceram suas vidas por intermédio desse Intercâmbio, administrado por Rotary Clubs, distritos e grupos multidistritais, envolvendo, anualmente, mais de 8.000 estudantes e 82 países.

Os Correios, com a emissão deste selo comemorativo, homenageiam essa importante instituição, que além de envidar esforços para levar ajuda humanitária aos carentes, fomenta a paz e a boa vontade no mundo.

Sobre o Selo - Elaborado por Adriana Shibata e Bárbara Duarte, na imagem do selo, em primeiro plano, aparece a logomarca do centenário do Rotary International, e, em segundo plano, algumas das atividades desenvolvidas por esta instituição: nos cantos superiores, à esquerda, um grupo de jovens de diferentes nacionalidades representando o programa de intercâmbio cultural e a pomba, simbolizando a paz gerada nesse convívio; à direita, o programa Pólio Plus, de alcance mundial no combate à poliomielite. Nos cantos inferiores, à esquerda, o programa de alfabetização e, à direita, as ações comunitárias, promoção do companheirismo e da boa vontade. As técnicas utilizadas na criação do selo foram desenho a lápis sobre papel vegetal e computação gráfica.




SIGA-NOS NO Google News