Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Correios divulga resultado final de concurso

assessoria - 29 de abril de 2005 - 04:42

A Comissão Julgadora do 34º Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens, reunida no dia 19/04/05, escolheu a carta da jovem Marília Silva de Moura, 14 anos, estudante da 8ª série do Ensino Fundamental do Centro Educacional Recanto Verde, da cidade de Salvador/BA, como vencedora da etapa nacional do concurso. Agora Marília representa o Brasil na etapa internacional. O concurso é promovido pela UPU (União Postal Universal) e o tema deste ano foi "Carta ao meu personagem de contos de fada favorito".

Além de ter apresentado equilíbrio em todos os critérios avaliados (coerência com o tema, originalidade, criatividade, idéias expressas e vocabulário), a carta vencedora destacou-se pelo conteúdo de caráter universal e pelo tom poético, valorizando a capacidade de fantasiar e sonhar, buscando uma correlação do imaginário infantil com a realidade cotidiana.

A premiação para a etapa nacional é um micro computador com impressora, um troféu e um certificado. Para a carta vencedora do concurso na fase final (internacional), o prêmio será uma viagem à Dinamarca, além de um álbum de selos, uma medalha e o nome publicado na Revista da União Postal Universal.

Para a União Postal Universal, sediada em Berna (Suíça), o evento é uma oportunidade de estreitar os laços de amizade internacionais entre os 66 países-membros e mostrar ao mundo um retrato da produção intelectual e da maturidade de estudantes de diferentes continentes e realidades, todos na faixa dos 9 aos 15 anos.

A União Postal Universal promove desde 1970 o concurso de cartas. Além da integração internacional, o evento também objetiva desenvolver a habilidade da composição entre os jovens e aprimorar a comunicação por meio da escrita.

Concurso em MS - A 34ª Edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas teve, no Mato Grosso do Sul, a participação de 109 escolas de 37 municípios. No total foram inscritas 178 cartas (cada escola podia inscrever até duas cartas).

A vencedora da fase estadual desta edição foi Giovana Papacosta, da Escola Finam, de Nova Andradina. Com 15 anos, Gionava estuda na 2ª sério do ensino médio. Como prêmio ela receberá um aparelho de DVD, álbum de selos postais e certificado. A escola também recebe as mesmas premiações. Na sua carta, à Branca de Neve, Giovana faz uma comparação dos sete anões com personalidades humanas, como o zangado, o soneca, o mestre, etc, mostrando que eles representam aspectos bons e ruins no seres humanos, que têm seus defeitos e qualidades.

Em segundo lugar ficou Priscila dos Reis, 14 anos, aluna do 1º ano do ensino médio do Centro Educacional Luiz Quiarelli, de Amambai. Sua premiação será um rádio gravador com CD, álbum de selos e certificado, cabendo o mesmo prêmio à escola. Já o terceiro lugar foi para Andressa Laura Regenold Carretoni, 12 anos, que estuda na 6ª séria da Escola Nossa Senhora Auxiladora, em Campo Grande. Ela (e a escola) receberá como prêmio um rádio gravador com CD, álbum de selos e certificado.

SIGA-NOS NO Google News