Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Correios comemora o Dia dos Carteiros

Assessoria - 25 de janeiro de 2010 - 17:45

A ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) comemorou nesta segunda, 25, o Dia dos Carteiros. Em Campo Grande a homenagem aos funcionários que são tidos como símbolos da empresa, será realizada durante toda semana. A Cia Teatral Curumins está apresentando uma esquete tendo o carteiro como personagem.

Segundo o diretor regional da empresa, João Rocha, que entrou na empresa como carteiro, a profissão exige muito do trabalhador e a empresa tem procurado melhorar as condições de trabalho e salarial desses profissionais. “O carteiro não é o funcionário que identifica a empresa à toa. São os profissionais da ponta, que fazem o contato direto com a sociedade. É um trabalho que exige muito na parte física, mas a empresa tem procurado minimizar, melhorando as condições de trabalho e a remuneração”. Para Rocha, os carteiros são profissionais dedicados e a eles se deve grande parte do conceito da estatal junto à sociedade. “O carteiro é uma peça fundamental do nosso time. E o desempenho deles se integra ao trabalho dos outros empregados, resultando no desempenho global da empresa”.

A ECT conta atualmente com 740 carteiros nos quadros da empresa em MS, quase metade do total de profissionais dos Correios no estado. E para o próximo concurso já estão previstas novas contratações. “Das cerca de seis mil vagas abertas neste concurso, a maioria é para a atividade de carteiro. A ECT está procurando reforçar o número de trabalhadores na ponta, com o duplo objetivo de melhorar a entrega e diminuir eventuais sobrecargas em determinadas áreas de distribuição.”



Um pouco de História

O dia, comemorado no dia 25 de janeiro, em referência à data de criação do Correio-Mor no Brasil, em 1663. Os carteiros representam a principal categoria profissional da empresa, presente em todos os municípios brasileiros.

Para atender a um país com dimensões continentais como o Brasil, e fazer a entrega dos 8,3 bilhões de objetos por ano, a ECT possui em seus quadros 56.242 carteiros, o que representa mais da metade do efetivo de 108.620 mil empregados. Desse total, 5.738 são mulheres. Juntos, eles percorrem por dia cerca de 397 mil quilômetros. O Estado com o maior número de carteiros é São Paulo, seguido por Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Escolhido como empregado-símbolo da ECT, o carteiro é a face mais visível da empresa junto à população, sendo recebido com cordialidade e carinho em cada residência que visita. Boa parte da credibilidade alcançada pela ECT junto à população deve-se à confiança que os brasileiros depositam nos carteiros.

Para que estes profissionais possam desempenhar sua atividade com segurança e qualidade, os Correios possuem equipes destinadas a pesquisar constantemente melhorias das condições de trabalho. Como resultado, há vários anos a ECT fornece aos carteiros treinamento e equipamentos especiais, como bolsa, calçado, boné, óculos de sol, protetor solar e uniforme adaptado às condições climáticas de cada região do País.

Os carteiros, além da distribuição das correspondências, são também responsáveis pela difusão de importantes campanhas de conscientização da população e promoção da cidadania. Podem ser citadas as campanhas já realizadas de incentivo ao combate à dengue, aleitamento materno, doação de sangue e de medula óssea e Papai Noel dos Correios. Atuam, também, em ações para melhoria de suas condições de trabalho, como na campanha de conscientização para a correta instalação das caixas de correios, fora do alcance de cães, para garantir tanto a integridade dos carteiros quanto a dos objetos postais.

Curiosidades

Além de ser um personagem presente no cotidiano de cada cidadão brasileiro, o carteiro também faz parte da história do País. O mensageiro Paulo Bregaro entregou a D. Pedro I, no dia 7 de setembro de 1822, correspondência da Imperatriz Leopoldina informando sobre novas exigências de Portugal com relação ao Brasil. Ao recebê-la, às margens do Riacho do Ipiranga, D. Pedro reagiu às imposições da Corte e declarou no ato a Independência do Brasil, associando assim os Correios a um dos mais importantes momentos brasileiros.

As palavras do Conselheiro José Bonifácio de Andrada e Silva ao recomendar pressa na entrega dessa correspondência ainda hoje sintetizam o trabalho responsável do carteiro: “Arrebente e estafe quantos cavalos necessários, mas entregue a carta com toda a urgência”. Por seu feito, Paulo Bregaro é o patrono dos Correios

SIGA-NOS NO Google News