Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Corpos de garimpeiros serão resgatados pela PF

Marina Domingos/ABr - 11 de abril de 2004 - 14:44

A Polícia Federal de Rondônia enviou, nesta manhã, uma equipe para remover os corpos de três garimpeiros que foram mortos depois do confronto com índios da etnia Cinta-Larga pela disputa de terras do garimpo de diamantes localizado na região da cidade de Espigão d’Oeste, divisa do estado de Rondônia com o Mato Grosso.

De acordo com o superintendente da Polícia Federal de Rondônia, Marco Aurélio Moura, um helicóptero partiu esta manhã em busca dos corpos dos garimpeiros já localizados e, numa segunda etapa, os policiais devem procurar novos corpos. Até agora o número oficial de mortos é de três homens, mas muitos garimpeiros ainda estão desaparecidos. “É muito prematuro tirar conclusões antes de averiguar o local. Os garimpeiros podem estar escondidos na mata aguardando acalmar os ânimos para poder sair”, disse o superintendente.

O índio Marcelo Cinta-Larga, que estava sendo ameaçado de linchamento por garimpeiros na praça pública de Espigão d’Oeste, está sob custódia da Polícia Federa na delegacia de Ji-Paraná, próxima à cidade. Segundo Marco Aurélio, os representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) na região estão em contato direto com a PF e tentam tranqüilizar a população indígena. “A Funai está dando todo apoio necessário à nossa equipe na região. A nossa pretensão é trabalhar o máximo para evitar qualquer incidente com garimpeiros ou índios”, revelou Marco Aurélio.

A Polícia Federal também pretende enviar equipes por terra, mas somente depois de esgotar as buscas aéreas. Para o superintendente, seria muito mais complicado partir numa busca realizada na mata, uma vez que o local é de difícil acesso e o mau tempo tem prejudicado as expedições.
“Por helicóptero, a polícia gasta cerca de 15 minutos e, por terra, cinco horas de carro, mais quatro horas a pé para chegar ao ponto onde ocorreu o confronto. É mais racional, prático e econômico utilizar o helicóptero, vamos esgotar todas as possibilidades de busca”, afirmou,
ressaltando que poderá enviar uma equipe por terra numa terceira fase da operação, que poderá ocorrer a partir de amanhã.

SIGA-NOS NO Google News