Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Corpo de Bombeiros qualifica todas as guarnições do Estado

Notícias MS - 03 de junho de 2013 - 13:37

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBM) está realizando cursos e treinamentos para capacitação dos militares em todos os municípios que contam com uma unidade dos bombeiros. A intenção é preparar o efetivo para o novo Código de Segurança contra Incêndios, Pânico e outros Riscos, que entrou em vigor no mês de abril através da lei estadual nº 4.335.

No município de Nova Andradina, onde está sediado o 3º Subgrupamento de Bombeiros, o encontro técnico foi realizado em conjunto com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS). Todos os militares do subgrupamento participam da capacitação que tem como objetivo atualizar o conhecimento dos profissionais referente às mudanças do novo código.

Além de instruções sobre o novo código, está sendo reforçado o treinamento dos militares acerca de situações de risco, como combate a incêndio e incêndios em edifícios, por exemplo. O 5º Grupamento de Bombeiros, sediado em Três Lagoas, realizou nos dias 27 e 28 de maio instruções operacionais na área de incêndio. Todo o efetivo participou da execução prática de entrada em ambiente de incêndio com muita fumaça e calor para retirada de vítima em uma residência. Houve uma exposição teórica da parte técnica para execução da atividade.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, coronel Ociel Ortiz Elias, foi realizado um treinamento de dois dias em Campo Grande com a presença de todos os comandantes do interior para instrução sobre o novo código. “A partir daí, cada comandante está repassando essas informações para suas unidades para que possam cobrar a nova legislação. Pelas novas regras, as construções têm até 180 dias para se adaptarem às novas exigências, enquanto que novas obras precisam se adequar de imediato”, destaca.

Outro item destacado por Ociel se refere aos valores das novas multas impostas àqueles que não cumprirem as novas exigências. De acordo com a nova lei, as notificações poderão variar de 10 Uferms a 50 mil Uferms. “Queremos melhorar as condições de prevenção em todo o Estado. Nossa intenção não é penalizar e sim orientar e prevenir para evitar tragédias,” ressalta.

Dia do Bombeiro

Em comemoração ao Dia do Bombeiro, que é celebrado em 2 de julho, o Corpo de Bombeiros realizará, durante uma semana (entre os dias 30 de junho e 6 de julho), além das comemorações em alusão à data, eventos, palestras, visitas com foco no novo Código de Segurança contra Incêndios. “Faremos visitas a escolas, comércios, sempre com o objetivo de orientar a população sobre o assunto”, finaliza.

Rodrigo Gordin

SIGA-NOS NO Google News