Cassilândia, Terça-feira, 27 de Junho de 2017

Últimas Notícias

05/10/2006 07:25

Coral ajuda pacientes com Alzheimer a enfrentar a doença

Agência Saúde

A música é antiga. Os cantores têm mais de 60 anos e são integrantes coral do Hospital Universitário de Brasília, HUB. São 30 portadores de Alzheimer que buscam nos encontros semanais, há um ano, uma oportunidade de esquecer a doença. Acompanhados de familiares e do maestro Sérgio Kolodziey, eles ensaiam canções antigas como Carinhoso, Índia, Luar do Sertão e Beijinho Doce. Para o coordenador do Centro de Medicina do Idoso do HUB, Einstein de Camargos, a música é muito importante para o tratamento dos pacientes de Alzheimer porque estimula a memória.

"A música, ao ser cantada, estimula a memória por vários aspectos. Desde o aspecto da formação da palavra, da intonação da voz, da lembrança da melodia e da letra."

O coral é o primeiro de que se tem notícia em todo o mundo. Estima-se que, no Brasil, existam cerca de 1,2 mihões de idosos com Alzheimer. A doença não tem cura e, por isso, atividades que estimulem a memória são recomendadas. A piauiense Adália Figueiredo acompanha a mãe Maria, de 81 anos, toda semana. Segundo Adália, a mãe sofre de Alzheimer há cerca de 15 anos e a atividade ajudou a resgatar a alegria de viver de dona Maria.

"Ela se tornou uma pessoa mais alegre, muito mais participativa. Ela já estava muito quieta, muito triste, cabisbaixa. E aqui ela criou nova vida."

Além do coral, o HUB desenvolve oficinas de pintura e fuxico, além de terapia com filhotes de cães. Familiares e cuidadores que não dispõem de um serviço como esse no município, podem desenvolver atividades em casa que dêem prazer ao idoso. A interação ajuda na recuperação e na maneira como a família lida com a doença.

De Brasília, Eline Santos

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 27 de Junho de 2017
Segunda, 26 de Junho de 2017
Domingo, 25 de Junho de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)