Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

05/10/2006 07:25

Coral ajuda pacientes com Alzheimer a enfrentar a doença

Agência Saúde

A música é antiga. Os cantores têm mais de 60 anos e são integrantes coral do Hospital Universitário de Brasília, HUB. São 30 portadores de Alzheimer que buscam nos encontros semanais, há um ano, uma oportunidade de esquecer a doença. Acompanhados de familiares e do maestro Sérgio Kolodziey, eles ensaiam canções antigas como Carinhoso, Índia, Luar do Sertão e Beijinho Doce. Para o coordenador do Centro de Medicina do Idoso do HUB, Einstein de Camargos, a música é muito importante para o tratamento dos pacientes de Alzheimer porque estimula a memória.

"A música, ao ser cantada, estimula a memória por vários aspectos. Desde o aspecto da formação da palavra, da intonação da voz, da lembrança da melodia e da letra."

O coral é o primeiro de que se tem notícia em todo o mundo. Estima-se que, no Brasil, existam cerca de 1,2 mihões de idosos com Alzheimer. A doença não tem cura e, por isso, atividades que estimulem a memória são recomendadas. A piauiense Adália Figueiredo acompanha a mãe Maria, de 81 anos, toda semana. Segundo Adália, a mãe sofre de Alzheimer há cerca de 15 anos e a atividade ajudou a resgatar a alegria de viver de dona Maria.

"Ela se tornou uma pessoa mais alegre, muito mais participativa. Ela já estava muito quieta, muito triste, cabisbaixa. E aqui ela criou nova vida."

Além do coral, o HUB desenvolve oficinas de pintura e fuxico, além de terapia com filhotes de cães. Familiares e cuidadores que não dispõem de um serviço como esse no município, podem desenvolver atividades em casa que dêem prazer ao idoso. A interação ajuda na recuperação e na maneira como a família lida com a doença.

De Brasília, Eline Santos

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)