Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

31/07/2008 10:51

Corais UFMS e UFMT abrem painel de regência em Cuiabá

João Humberto

O Coral Universidade Federal de Mato Grosso do Sul viaja na sexta-feira (01/08) para Cuiabá (MT) e juntamente com o Coral Universidade Federal de Mato Grosso abrirá o 3º Painel de Regência Coral de Mato Grosso, apresentando a cantata Carmina Burana, composta por Carl Orff. O espetáculo acontece no domingo (03/08), no teatro da Universidade Federal de Mato Grosso e os dois coros serão acompanhados pela Orquestra da Universidade.



Cantores, regentes e preparadores vocais dos grupos envolvidos intensificaram os ensaios no primeiro semestre deste ano para a preparação da obra, em função das dificuldades técnicas e da sonoridade exigida para a interpretação da famosa Cantata. Não é a primeira vez que os Coros da UFMS e UFMT se dedicam a um trabalho conjunto. Com o fortalecimento do intercâmbio entre os Coros dos dois Estados, espera-se que no próximo ano o mesmo Concerto seja repetido em Campo Grande.



O 3º Painel de Regência Coral de Mato Grosso acontece de 3 a 9 de agosto, na UFMT. A iniciativa é do Coral UFMT e também da Coordenação de Cultura daquela Instituição e visa promover o desenvolvimento artístico-cultural e musical no Estado. O evento reúne vários cursos e oficinas nas áreas de regência coral, canto, arranjos vocais, técnica vocal, expressão cênica para cantores e musicalização infantil para professores.



O painel, que tem na coordenação a professora e maestrina Dorit Kolling, é voltado para a qualificação de professores de música, além de profissionais, estudantes e praticantes leigos em canto coral e regência coral. As vagas são limitadas e podem ser feitas pelo fone (65) 3615-8307 ou através dos e-mails coral@ufmt.br e doritkolling@yahoo.com.br



Cantata – Carmina Burana estreou em 1937 formando mais tarde uma trilogia com outras duas cantatas também de Orff: Catuli Carmina (1943) e Trionfi dell'Afrodite (1952). Esta cantata é emoldurada por um símbolo da antigüidade – o conceito da roda da fortuna, eternamente girando, trazendo alternadamente boa e má sorte.



É uma parábola da vida humana exposta a constante mudança. E assim o apelo em coral à Deusa da Fortuna ("O Fortuna, velut luna") tanto introduz quanto conclui a obra, que se divide em três seções: o encontro do homem com a natureza, particularmente com a natureza despertando na primavera ("Veris leta facies"), seu encontro com os dons da natureza, culminando com o dom do vinho ("In taberna"); e seu encontro com o Amor ("Amor volat undique").

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)