Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

27/04/2010 07:04

Copom se reúne para graduar alta da taxa de juros

Stênio Ribeiro, Agência Brasil

Brasília – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) inicia nesta terça-feira sua terceira reunião do ano sob expectativas de retomada do processo de aperto monetário para conter a alta da inflação, que ameaça chegar a 5,41% no final deste ano, de acordo com o boletim Focus divulgado hoje (26) pelo BC.

A perspectiva é de aumento da taxa básica de juros (Selic), como deixou transparecer a ata da última reunião do Copom, distribuída no dia 25 de março. A dúvida é quanto a dosagem. Enquanto o boletim Focus aponta para aumento dos atuais 8,75% para 9,25% ao ano, há prognósticos também para juros de 9,5%.

De acordo com o professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), Evaldo Alves, “estamos vivendo um processo de pressão inflacionária de modestas dimensões”, e reconhece que alguns preços possam aumentar um pouco mais. Ele ressalta, no entanto, que existem instrumentos monetários à disposição dos condutores da política econômica para domar a inflação.

O aumento da taxa de juros é, segundo ele, um instrumento clássico, eficaz e rápido para o controle de pressões inflacionárias e entende que essa medida “deveria ter sido tomada” na reunião dos dias 16 e 17 de março, quando “a inflação já demonstrava consistência”. Ele acha que uma alta de 0,5 ponto percentual está de bom tamanho.

O economista-chefe do Banco Schahin, Silvio Campos Neto, avalia que o choque de preços de alimentos continua pressionando os índices de inflação, mas ressalta que no momento “o cenário é mais ameno para os preços”, embora subsistam preocupações quanto a uma demanda muito aquecida. Ele acredita também que a alta da Selic ficará na casa de 0,5 ponto percentual.

Ele lembra, inclusive, que a política monetária estará em destaque no Brasil e nos Estados Unidos, com perspectivas distintas. Enquanto aqui o Copom vai discutir a magnitude do aumento dos juros, a tendência do Comitê de Mercado Aberto (Fomc na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed) é manter os juros norte-americanos “em níveis excepcionalmente baixos [de até 0,25%] por um longo período”.

A economista Maristella Ansanelli, do Banco Fibra, entende, porém, que a graduação da taxa de juros deve ser um pouco mais alta, na faixa de 0,75 ponto percentual. Isso porque, na sua visão, “as pressões pontuais e localizadas do início do ano têm se mostrado persistentes”, e contaminam os demais preços da economia.

Ela lembra que, na última reunião do Copom, as expectativas de inflação para os próximos 12 meses era de 4,55% e agora são de 4,73%, além de a perspectiva inflacionária de 2011 ter passado de 4,6% para 4,8%, de acordo com o boletim Focus.

Ela acredita, portanto, que há motivos suficientes para o BC alterar seu “plano de voo inicial”, que sinalizava alta de 0,50 ponto percentual em abril, e dar início ao ciclo de aperto monetário com uma alta mais expressiva da Selic, com elevação da taxa básica em 0,75 ponto percentual.



Edição: Rivadavia Severo


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)