Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

27/01/2005 12:04

Copom prevê que taxa básica de juros pode voltar a subir

Stênio Ribeiro/ABr

O Banco Central (BC) reconhece que desde setembro, quando o Comitê de Política Monetária (Copom) retomou a política gradativa de aumento da taxa básica de juros (Selic), houve redução das projeções de inflação em relação à trajetória de metas, principalmente nos dois últimos meses.

As informações constam da ata da reunião que o Copom realizou na semana passada, distribuída hoje pelo BC. O documento ressalta, contudo, que "alguns fatores representam riscos ao processo de convergência da inflação" à trajetória de metas. O principal receio é a possibilidade de o crescimento econômico impulsionar a demanda agregada (consumo) mais do que o previsto nos exercícios de projeção.

O colegiado de diretores do BC teme que "a resistência da inflação à queda" se revele mais intensa do que o mercado e a autoridade monetária estimam. Apesar de trilhar o caminho das suposições, o Copom examinou a conveniência de acelerar o ritmo de ajustes da taxa Selic, que evoluiu de 16% ao ano, em setembro, para os atuais 18,25%.

A ata da reunião do Copom adverte, porém, que "na eventualidade de se verificar uma exacerbação de outros fatores de risco inflacionário, a autoridade monetária estará pronta para adequar às circunstâncias o ritmo e a magnitude do processo de ajuste da taxa de juros básica". Recado que, por si só, gera expectativas do mercado com relação à próxima reunião, marcada para os dias 15 e 16 de fevereiro.

A intenção, de acordo com o documento do BC, é deixar a taxa Selic alta por um período "suficientemente longo" para forçar a redução da expectativa do mercado para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano, em 5,67%. Acima, portanto, da meta que o BC ajustou para 5,1%.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)