Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Copom inicia reunião mensal de avaliação da economia

Stenio Ribeiro/ABr - 15 de junho de 2004 - 11:17

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central inicia, a partir das 15 horas, a reunião mensal de dois dias para avaliar a condução das diretrizes de política monetária e definir possível redução da taxa básica de juros, que define a média dos financiamentos diários com lastro em títulos federais, apurados no Sistema Especial de Liqüidação e Custódia (Selic). Por isso, a taxa de juros também é chamada de taxa Selic.

Na primeira fase da reunião, o presidente e diretores do Banco Central, que compõem o colegiado do Copom, assistem exposições técnicas dos chefes de departamento e do Gerente-Executivo de Relacionamento com Investidores, que apresentam análises da conjuntura interna; em especial quanto ao controle inflacionário, finanças públicas, balanço de pagamentos, reservas, mercado de câmbio e agregados monetários.

Hoje será feita uma avaliação prospectiva das tendências da inflação e análise das expectativas sobre variáveis macroeconômicas. Decisão mesmo sobre a taxa básica de juros só será anunciada no final da tarde de amanhã, depois da segunda fase da 97ª reunião do Copom, que deve começar também por volta das 15 horas. Aí sim, com participação apenas da diretoria do BC, com direito a voto, e do chefe do Departamento de Estudos e Pesquisas (Depep), sem voto.

A expectativa dos analistas de mercado não é nada otimista quanto a possível queda na taxa de juros, que está em 16% ao ano. De acordo com o Boletim Focus, divulgado ontem pelo BC, quase todos os analistas financeiros apostam na manutenção da taxa de juros no atual patamar, em razão, principalmente, da resistência inflacionária em alguns segmentos de mercado. Em especial dos preços no atacado, cujos índices apontam expectativas de inflação acima de 10% no ano e contaminam os preços no varejo.

SIGA-NOS NO Google News