Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

15/06/2004 11:17

Copom inicia reunião mensal de avaliação da economia

Stenio Ribeiro/ABr

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central inicia, a partir das 15 horas, a reunião mensal de dois dias para avaliar a condução das diretrizes de política monetária e definir possível redução da taxa básica de juros, que define a média dos financiamentos diários com lastro em títulos federais, apurados no Sistema Especial de Liqüidação e Custódia (Selic). Por isso, a taxa de juros também é chamada de taxa Selic.

Na primeira fase da reunião, o presidente e diretores do Banco Central, que compõem o colegiado do Copom, assistem exposições técnicas dos chefes de departamento e do Gerente-Executivo de Relacionamento com Investidores, que apresentam análises da conjuntura interna; em especial quanto ao controle inflacionário, finanças públicas, balanço de pagamentos, reservas, mercado de câmbio e agregados monetários.

Hoje será feita uma avaliação prospectiva das tendências da inflação e análise das expectativas sobre variáveis macroeconômicas. Decisão mesmo sobre a taxa básica de juros só será anunciada no final da tarde de amanhã, depois da segunda fase da 97ª reunião do Copom, que deve começar também por volta das 15 horas. Aí sim, com participação apenas da diretoria do BC, com direito a voto, e do chefe do Departamento de Estudos e Pesquisas (Depep), sem voto.

A expectativa dos analistas de mercado não é nada otimista quanto a possível queda na taxa de juros, que está em 16% ao ano. De acordo com o Boletim Focus, divulgado ontem pelo BC, quase todos os analistas financeiros apostam na manutenção da taxa de juros no atual patamar, em razão, principalmente, da resistência inflacionária em alguns segmentos de mercado. Em especial dos preços no atacado, cujos índices apontam expectativas de inflação acima de 10% no ano e contaminam os preços no varejo.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)