Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Copom decide hoje como ficará taxa básica de juros

Stênio Ribeiro/ABr - 16 de abril de 2008 - 08:49

Brasília - O Comitê de Política Monetária (Copom) decide hoje (15) se mantém a taxa básica de juros (Selic) no atual patamar, de 11,25% ao ano, ou se a aumenta. A terceira reunião do ano do Copom, que é realizada em duas sessões, começou ontem (15) à tarde, com exposições sobre a realidade de cada área e as tendências no Brasil e no exterior.

Tanto o BC quanto as instituições financeiras pregam a necessidade de correção da Selic, com a justificativa de que a inflação está acima do centro da meta de 4,5%, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Nos últimos 12 meses (terminados em março) o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulou 4,73%, e a perspectiva para este ano aponta inflação ligeiramente acima da meta, em razão de pressão provocada principalmente pelos preços de alguns alimentos.

Essa justificativa é combatida, porém, pela classe empresarial, que defende redução da taxa de juros como forma de baratear os empréstimos bancários para investimentos no setor produtivo. O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, lembra que o aumento de preços dos alimentos está vinculado ao reajuste de produtos agrícolas com cotação internacional, as chamadas commodities. Portanto, segundo ele, a causa momentânea da inflação é externa, e não justifica o aperto monetário interno.

SIGA-NOS NO Google News