Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Coordenador de projetos de Apicultura do Sebrae em MS

Contexto Assessoria - 09 de dezembro de 2005 - 08:15

O coordenador da Carteira de Projetos de Apicultura do Sebrae Nacional, Reginaldo Barroso Resende, visita Mato Grosso do Sul no início da próxima semana. O objetivo, segundo o consultor do Projeto Apicultura Integrada e Sustentável (APIS), Gustavo Nadeu Bijos, é que ele converse e conheça a realidade de produtores e também o trabalho de instituições de ensino e pesquisa, entidades representativas do segmento, Câmara Setorial, governo do Estado e prefeitura de Campo Grande com a atividade, e a partir desse panorama discuta como os projetos desenvolvidos pelo Sebrae, como o próprio APIS e o Desenvolvimento da Apicultura na Região Centro vêm ajudando a fomentar o crescimento do setor.
O primeiro compromisso de Resende no Estado é uma reunião na segunda-feira, dia 12, às 9 horas, no auditório da Secretaria de Produção e Turismo (Seprotur), em Campo Grande. Participarão técnicos do governo do Estado que trabalham em projetos relacionados ao setor e o secretário-executivo da Câmara, Ricardo Peruca.
No início da tarde, às 13h30, o coordenador deverá visitar a Unidade Agrárias da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal (Uniderp), também em Campo Grande, para conhecer o trabalho de ensino e de pesquisa desenvolvido pela instituição e aproveitará para se reunir com professores que têm trabalhos na área, como Eloty Schleder e Rose Mathias, e o pró-reitor de Extensão da universidade, Ivo Busato.
Por volta das 15h30, Resende estará conhecendo as instalações do Apiário Vovô Pedro, também na Capital. O empreendimento é o único de envasamento de mel do Estado que possui o Serviço de Inspeção Federal (SIF) definitivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
No dia seguinte, terça-feira, 13, às 7h30, o coordenador estará se reunindo com o apicultor Claudemir Pazzinato, da Associação Sul-Mato-Grossense dos Apicultores (ASA). O encontro possivelmente acontecerá no apiário que ele mantém na unidade da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande.
Logo em seguida, em torno das 9h30, o representante do Sebrae Nacional visitará a Secretaria Municipal de Fomento ao Agronegócio, Indústria, Comércio, Turismo, Ciência e Tecnologia (Satur), para discutir com o secretário Rodolfo Vaz de Caminha e seus técnicos a implementação no município do Programa de Investimentos Coletivos (Proinco).
O Proinco é uma iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e foi criado em junho deste ano, com o objetivo de facilitar a comunidades carentes, produtores, com os apicultores, organizações sem fins lucrativos e grupos produtivos, o acesso aos recursos da instituição.
À tarde, fechando a programação da visita, o coordenador deverá se encontrar com o presidente da ASA, Luiz Miguel de Alencar, no entreposto de comercialização de mel e derivados que ele mantém na Capital.

Mais informações pelos telefones (67) 3325-4113 e (67) 3325-4119 ou no site do Sebrae no Mato Grosso do Sul: www.ms.sebrae.com.br

SIGA-NOS NO Google News