Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cooperativas populares decidirão sobre financiamentos

Cristiane Ribeiro / ABr - 05 de abril de 2004 - 15:03

As cooperativas populares vão ser parceiras da Caixa Econômica Federal, com poder, inclusive, de estudar e conceder financiamentos pedidos por seus cooperados. O modelo do programa de créditos para as cooperativas populares ainda está em estudos na Caixa Econômica, mas, segundo o diretor de Segmentos e Distribuição do banco, Mário Neto, há algumas experiências com resultados positivos na área de artesanato.

Ao participar hoje do seminário nacional sobre crédito para cooperativas populares: geração de trabalho e renda, no Rio, Mário Neto, explicou que a parceria com as cooperativas é a forma mais rápida de liberar crédito para o setor, já que o sistema financeiro brasileiro não faz distinção entre o pequeno e o grande empresário. “Os micro e pequenos empresários acabam penalizados, porque as condições tributárias são as mesmas, tanto para um crédito de R$ 100,00 quanto para um de R$ 1 milhão”.

Segundo Mário Neto, “este ponto da regulação deve ser mexido para dar a flexibilidade e a agilidade tão necessárias para a concessão do crédito a essa parcela do mercado de trabalho formal”. Ele lembrou que, desde 1999, a Caixa Econômica Federal mantém uma linha de financiamento para o microcrédito, que tem baixa demanda, por causa dos encargos.

SIGA-NOS NO Google News