Cassilândia, Sexta-feira, 24 de Março de 2017

Últimas Notícias

28/10/2004 15:08

Convênios para educação a distância já estão assinados

Assessoria / MEC

O ministro da Educação, Tarso Genro, participou ontem, 27, da cerimônia de celebração de convênios entre a Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) e as universidades representantes de consórcios de instituições públicas de ensino superior. O evento ocorreu no edifício-sede do MEC, na Sala de Atos, em Brasília. Os secretários da Seed, Marcos Dantas, da Educação Superior, Nelson Maculan, e da Educação Básica, Francisco Chagas, também participaram do evento.


Mediante a Chamada Pública nº 01/2004, a Seed selecionou a oferta de cursos de licenciatura a distância a serem iniciados no próximo ano nas áreas de pedagogia, física, química, matemática e biologia. O edital foi voltado somente para universidades públicas. Participaram da seleção oito consórcios envolvendo 39 universidades. Serão oferecidas 17.585 vagas a partir de 2005.


O ministro classificou o projeto como de extrema importância para o País e ressaltou que os recursos já estão liberados. “Serão investidos R$ 14 milhões este ano e R$ 20 milhões no ano que vem. É extremamente significativo que isso se faça num momento de valorização do ensino público superior no País, e num momento em que nos preparamos para readequá-lo aos novos tempos. Estamos trabalhando na qualidade do ensino superior, no refinanciamento e na sua expansão.”


Marcos Dantas classificou de tragédia a falta de 250 mil professores da área de ciências exatas no País e disse ter recebido denúncias de que vários alunos têm concluído o ensino médio sem aulas de matemática ou física. “Isso é uma tragédia. Estamos matando no nascedouro a formação de futuros professores ou engenheiros. Com esse programa estamos constituindo um modelo brasileiro de organização da educação pública em nível superior a distância.”


Na opinião de Abel Rebouças São José, reitor da Universidade Estadual de Campos, localizada em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, o ensino a distância chega num momento importante para atender à grande demanda. “Educação a distância é uma nova tendência de ensino. Temos um número expressivo de jovens que, pelas condições normais, não teriam acesso ao ensino superior. O número de vagas que temos hoje disponíveis, tanto no ensino público como no privado, é ínfimo, considerando a demanda que temos no País como um todo.”


Vários reitores de instituições de ensino superior públicas, federais e estaduais, docentes e representantes da Federação dos Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra) e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) participaram da cerimônia.


Os consórcios vencedores, as áreas de atuação de cada um e os recursos destinados podem ser visualizados na página eletrônica do MEC.


Repórter: Sonia Jacinto

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 24 de Março de 2017
Quinta, 23 de Março de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 22 de Março de 2017
21:53
Cassilândia
20:41
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)