Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

28/10/2004 15:08

Convênios para educação a distância já estão assinados

Assessoria / MEC

O ministro da Educação, Tarso Genro, participou ontem, 27, da cerimônia de celebração de convênios entre a Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) e as universidades representantes de consórcios de instituições públicas de ensino superior. O evento ocorreu no edifício-sede do MEC, na Sala de Atos, em Brasília. Os secretários da Seed, Marcos Dantas, da Educação Superior, Nelson Maculan, e da Educação Básica, Francisco Chagas, também participaram do evento.


Mediante a Chamada Pública nº 01/2004, a Seed selecionou a oferta de cursos de licenciatura a distância a serem iniciados no próximo ano nas áreas de pedagogia, física, química, matemática e biologia. O edital foi voltado somente para universidades públicas. Participaram da seleção oito consórcios envolvendo 39 universidades. Serão oferecidas 17.585 vagas a partir de 2005.


O ministro classificou o projeto como de extrema importância para o País e ressaltou que os recursos já estão liberados. “Serão investidos R$ 14 milhões este ano e R$ 20 milhões no ano que vem. É extremamente significativo que isso se faça num momento de valorização do ensino público superior no País, e num momento em que nos preparamos para readequá-lo aos novos tempos. Estamos trabalhando na qualidade do ensino superior, no refinanciamento e na sua expansão.”


Marcos Dantas classificou de tragédia a falta de 250 mil professores da área de ciências exatas no País e disse ter recebido denúncias de que vários alunos têm concluído o ensino médio sem aulas de matemática ou física. “Isso é uma tragédia. Estamos matando no nascedouro a formação de futuros professores ou engenheiros. Com esse programa estamos constituindo um modelo brasileiro de organização da educação pública em nível superior a distância.”


Na opinião de Abel Rebouças São José, reitor da Universidade Estadual de Campos, localizada em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, o ensino a distância chega num momento importante para atender à grande demanda. “Educação a distância é uma nova tendência de ensino. Temos um número expressivo de jovens que, pelas condições normais, não teriam acesso ao ensino superior. O número de vagas que temos hoje disponíveis, tanto no ensino público como no privado, é ínfimo, considerando a demanda que temos no País como um todo.”


Vários reitores de instituições de ensino superior públicas, federais e estaduais, docentes e representantes da Federação dos Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra) e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) participaram da cerimônia.


Os consórcios vencedores, as áreas de atuação de cada um e os recursos destinados podem ser visualizados na página eletrônica do MEC.


Repórter: Sonia Jacinto

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)