Cassilândia, Sexta-feira, 20 de Outubro de 2017

Últimas Notícias

20/09/2017 11:00

Controle seus pensamentos e emagreça

Gazeta Esportiva

 

As pessoas têm comido com uma carga de culpa muito grande. Trata-se de uma paranoia que patrocina a compulsão alimentar. Isso porque encoraja o “efeito já que…”: Já que vai comer algo que não deve, que tal aproveitar o momento para abusar?

Tais pensamentos fazem com que o ciclo vicioso da comida se repita, dificultando cada vez mais o processo de autocontrole diante do alimento, o que provoca o aumento da ingestão calórica e, consequentemente, a elevação do peso.

A ideia de controlar os pensamentos, por sua vez, faz com que a pessoa tenha consciência e passe a diferenciar a sua fome física da emocional, e aprenda a administrar a vontade de comer impulsionada por emoções ou pressões externas.

Existem vários pensamentos que nos afastam do controle alimentar. O sucesso no controle depende, portanto, de um autoconhecimento físico, mental e emocional, e não de um plano com começo, meio e fim. O sucesso requer um gerenciamento das expectativas e aprender a aliar o autocontrole à coisa mais gostosa que existe, o prazer de comer.

Como, então, lidar com as distrações mentais? É fato que elas vão aparecer, qualquer que seja o momento do seu dia. Mas, há como driblá-las:

Classifique: dê um nome aos pensamentos e emoções que surgirem. Assim, você retoma o distanciamento necessário para observá-los sem embarcar neles. Identifique mentalmente: “pensamento”, “memória” e “preocupação”;

Oi, obrigado, tchau: se rotular apenas não está surtindo efeito, tente trocar as palavras. Cada vez que um pensamento ou emoção se manifesta, saúde-o, agradeça ou simplesmente se despeça dele;

Pedras no lago: imagine-se à beira de um lago com água cristalina. Cada pensamento equivale a atirar uma pedra nele, revolvendo a terra do fundo e turvando a superfície. Quando a mente acalma, a água volta a clarear.

É importante ressaltar que essa técnica não opera milagres. Os benefícios dependem da disciplina e do tempo de prática. Não adianta achar que tudo vai se transformar em oito semanas se não mudar o estilo de vida como um todo.

Adotar as técnicas de atenção plena demanda força de vontade, disposição e empenho. Mas, é o caminho do sucesso para aprender a controlar os impulsos compulsivos pela comida.

Caso sinta dificuldade de se concentrar sozinho em tais técnicas, procure por um profissional devidamente qualificado para que ele lhe auxilie nesse processo e aprendizagem.

Fabiana Pedroso é Personal e coach de emagrecimento.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 20 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 19 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)