Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Controle seus pensamentos e emagreça

Gazeta Esportiva - 20 de setembro de 2017 - 11:00

As pessoas têm comido com uma carga de culpa muito grande. Trata-se de uma paranoia que patrocina a compulsão alimentar. Isso porque encoraja o “efeito já que…”: Já que vai comer algo que não deve, que tal aproveitar o momento para abusar?

Tais pensamentos fazem com que o ciclo vicioso da comida se repita, dificultando cada vez mais o processo de autocontrole diante do alimento, o que provoca o aumento da ingestão calórica e, consequentemente, a elevação do peso.

A ideia de controlar os pensamentos, por sua vez, faz com que a pessoa tenha consciência e passe a diferenciar a sua fome física da emocional, e aprenda a administrar a vontade de comer impulsionada por emoções ou pressões externas.

Existem vários pensamentos que nos afastam do controle alimentar. O sucesso no controle depende, portanto, de um autoconhecimento físico, mental e emocional, e não de um plano com começo, meio e fim. O sucesso requer um gerenciamento das expectativas e aprender a aliar o autocontrole à coisa mais gostosa que existe, o prazer de comer.

Como, então, lidar com as distrações mentais? É fato que elas vão aparecer, qualquer que seja o momento do seu dia. Mas, há como driblá-las:

Classifique: dê um nome aos pensamentos e emoções que surgirem. Assim, você retoma o distanciamento necessário para observá-los sem embarcar neles. Identifique mentalmente: “pensamento”, “memória” e “preocupação”;

Oi, obrigado, tchau: se rotular apenas não está surtindo efeito, tente trocar as palavras. Cada vez que um pensamento ou emoção se manifesta, saúde-o, agradeça ou simplesmente se despeça dele;

Pedras no lago: imagine-se à beira de um lago com água cristalina. Cada pensamento equivale a atirar uma pedra nele, revolvendo a terra do fundo e turvando a superfície. Quando a mente acalma, a água volta a clarear.

É importante ressaltar que essa técnica não opera milagres. Os benefícios dependem da disciplina e do tempo de prática. Não adianta achar que tudo vai se transformar em oito semanas se não mudar o estilo de vida como um todo.

Adotar as técnicas de atenção plena demanda força de vontade, disposição e empenho. Mas, é o caminho do sucesso para aprender a controlar os impulsos compulsivos pela comida.

Caso sinta dificuldade de se concentrar sozinho em tais técnicas, procure por um profissional devidamente qualificado para que ele lhe auxilie nesse processo e aprendizagem.

Fabiana Pedroso é Personal e coach de emagrecimento.

SIGA-NOS NO Google News