Cassilândia, Sexta-feira, 26 de Maio de 2017

Últimas Notícias

14/01/2004 09:05

Controle externo seria o quarto poder, segundo Naves

Deuza Lopes/STJ

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Nilson Naves, afirmou que o controle externo do Judiciário representa a criação do quarto poder da República. A afirmação foi feita pelo ministro ao se manifestar favorável ao início das discussões sobre a reforma do Judiciário durante a convocação extraordinária do Congresso Nacional.

"A proposta deles vai de encontro ao texto da Constituição. O controle externo cria um quarto poder para fiscalizar o Judiciário. Se a gente cria um órgão para fiscalizar um dos poderes se está criando um outro poder", comenta o presidente do STJ. Nilson Naves salienta que na República três são os poderes, e um fiscaliza o outro. "É a teoria dos pesos e contrapesos. É um poder controlando o outro", garante.

O presidente do STJ é favorável ao debate da reforma durante a convocação extraordinária principalmente para os pontos consensuais, já aprovados na Câmara dos Deputados, pois a discussão ainda em janeiro seria um adiantamento.

Quanto à discussão do controle o ministro alerta que o STJ já encaminhou a sua proposta ao Congresso Nacional durante os debates iniciais. Nilson Naves defende a proposta do Tribunal que é pela criação do Conselho Nacional da Magistratura, composto exclusivamente de membros do Poder Judiciário. O Conselho seria formado por sete componentes a saber: um ministro do Supremo Tribunal Federal, um ministro do STJ, um ministro do Tribunal Superior do Trabalho e um do Superior Tribunal Militar, dois desembargadores de Tribunal de Justiça e um juiz de Tribunal Regional Federal.

Nilson Naves concorda que o controle interno é necessário, mas se "três são os poderes constitucionais, independentes e harmônicos entre si, então não se admite que o controle do Judiciário tenha qualquer aspecto externo".

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 25 de Maio de 2017
13:00
Dicas de segurança
Quarta, 24 de Maio de 2017
14:40
Cassilândia
13:00
Dicas de segurança
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)