Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Controle da tuberculose é intensificado em MS

Agência do Rádio - 20 de março de 2007 - 07:39

A luta contra a tuberculose vai ser lembrada mundialmente no dia 24 de março. Por isso, entre 21 de março e 3 de abril, o Ministério da Saúde promove a campanha de controle da doença. A intenção é mobilizar os brasileiros sobre um dos maiores problemas de saúde pública. No País, quase cinco mil pessoas morrem por ano, vítimas da tuberculose. Há onze anos, foi criado o Programa Nacional de Controle da Tuberculose, que tem como meta curar 85% dos doentes, diminuir a taxa de abandono do tratamento e possibilitar um controle efetivo da doença no País. A coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose no Mato Grosso do Sul, Maria Jesus Viana, destaca algumas das ações que são realizadas durante todo o ano no estado.

"Monitoramento indireto diário, supervisões diretas nos municípios, intensificando bastante as ações de busca de sintomático respiratório, capacitações para os profissionais de níveis superior e médio e incentivo e sensibilização dos gestores para a prioridade no controle da tuberculose, a gente faz isso com 78 municípios."

Em 98% dos casos, a tuberculose tem cura e o tratamento pode ser feito gratuitamente na Rede Pública de Saúde. No entanto, é preciso disciplina. O paciente deve tomar os medicamentos durante seis meses, sem abandonar o tratamento.

De Brasília, Eline Santos


SIGA-NOS NO Google News