Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Contribuintes devem ficar atentos a mudanças na GFIP

Christiane Reis / Campo Grande News - 24 de dezembro de 2005 - 08:43

Os contribuintes que utilizam a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP) devem ficar atentos às mudanças nas formas de preenchimento, entrega e retificação dos dados. O novo modelo da GFIP terá utilização obrigatória a partir de fevereiro de 2006.Com a mudança, a GFIP passa a ter natureza apenas declaratória para a Previdência Social.
Ela também define que não há mais retificação em meio papel; que a GFIP complementar deixa de existir, ou seja, cada nova Guia entregue será considerada retificadora, substituindo integralmente a anterior; que ressalvadas algumas exceções previstas na legislação, não é mais possível recolher somente para o FGTS sem declarar à Previdência; que a GFIP de competência 13 será separada da de competência 12; entre outras melhorias implementadas.
Com o novo modelo de processamento, os erros decorrentes de defeitos e perda do disquete são eliminados. Segundo a Agência de Notícias da Previdência Social (AgPrev), outra vantagem é a maior rapidez no acesso da Previdência Social às informações enviadas para a Caixa Econômica Federal (CEF). Para esclarecer dúvidas relacionadas às alterações na Guia existe um material no site oficial do Ministério da Previdência Social (www.previdencia.gov.br) no link “Empregador”. Depois, é preciso acessar “GFIP/SEFIP” e, finalmente, “Informativos do Novo Modelo da GFIP”.

SIGA-NOS NO Google News